NASA Selecionou Novos Instrumentos Para Estudos da Lua no Âmbito do Programa Artemis. Já no Brasil, a Palhaçada Continua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (03/06) no site “Canaltech”, destacando que a NASA selecionou novos instrumentos para estudos da LUA ao longo do ‘Programa Artemis’.
 
Pois é amigos leitores, como vocês mesmos podem notar, a NASA não para, segue firme com o seu propósito de fazer o ‘Programa Artemis’ acontecer’.
 
Já aqui nas ‘Republicas das Bananas’, após a assinatura do acordo de adesão ao Programa, até onde se sabe, sequer o Grupo criado pelo MCTI (muitos meses depois da assinatura) se reuniu ainda para debater como será a participação brasileira no Artemis.
 
Na verdade a ultima noticia que envolveu a questão, foi a tal viagem a Washington em abril passado, realizada pelo bom orador e risonho presidente da AEB (o ex-ministro fez escola), o Sr. Carlos Moura, que segundo notícia da época (veja aqui), teria ido a capital americana para se encontrar, na Embaixada do Brasil, com a representante da NASA, a ‘Sra. Pamela Melroy’, e o embaixador brasileiro ‘Nestor Forster Jr’, para assim (segundo a nota), participar de umas das primeiras reuniões de alto nível com o objetivo de discutir os primeiros passos do Programa Artemis no Brasil, e isto quase um ano após a assinatura do acordo (vale lembrar), ocorrido em 15 junho de 2021.
 
Pois é amigos leitores, será mesmo que foi isso, ou o presidente da AEB foi passear na bela Capital Americana? E mesmo que ele tenha ido para acertar questões ligadas a participação brasileira no âmbito desse programa, como diz a nota da época, fica a pergunta: Com ações como estas, tão morosas da contraparte brasileira, como o Brasil espera provar aos americanos que a participação brasileira no 'Programa Artemis' não é fruto de outra palhaçada de cunho político do Governo Brasileiro? Exemplos não faltam.
 
Parabéns aos americanos e a sua agência espacial.
 
LÁ COM CERTEZA TEM ESPAÇO
 
Home - Ciência - Espaço 
 
NASA Seleciona Novos Instrumentos Para Estudos da Lua
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Rafael Rigues 
03 de Junho de 2022 às 11h30 
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Viledevil/Envato 

Dois novos conjuntos de instrumentos científicos foram selecionados pela NASA e serão levados à Lua para estudos ao longo do programa Artemis. As cargas úteis Lunar Vulkan Imaging and Spectroscopy Explorer (Lunar-VISE) e Lunar Explorer Instrument for space biology Applications (LEIA) foram selecionadas por meio da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), parte da arquitetura de exploração lunar planejada pela agência espacial.
 
A investigação Lunar-VISE é formada por um conjunto de cinco instrumentos; destes, dois serão instalados em um módulo estacionário, e os demais, em um rover móvel que será fornecido como um serviço de algum participante do programa CLPS. A ideia é que, ao longo de 10 dias, o Lunar-VISE explore os domos de Gruithuisen, estruturas que parecem ter sido formadas por magma rico em sílica.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/GSFC/Arizona State University)
Os domos de Gruithuisen podem ter sido formados por magma rico em sílica.

Por outro lado, não se sabe exatamente como esta composição poderia ser formada na Lua em função da ausência de água e placas tectônicas por lá. Assim, o Lunar-VISE poderá ajudar a trazer pistas sobre a formação e evolução destas estruturas através de análises do regolito lunar do topo de um dos domos, realizadas por seus instrumentos. As descobertas vão servir também para missões robóticas e tripuladas futuras.
 
Já a LEIA será um dispositivo instalado em um CubeSat, que vai levar fungos Saccharomyces cerevisiae (popularmentre conhecida como "levedura de cerveja) para observar como respondem à radiação espacial e à gravidade lunar. Estes seres são considerados modelos importantes da biologia humana, principalmente no que diz respeito à genética e processos de divisão celular. Assim, os dados vão ajudar pesquisadores a entender como o DNA responde a danos e se repara.
 
Após a seleção, a NASA irá trabalhar com a divisão do CLPS para emitir solicitações para o envio dos conjuntos de cargas úteis à Lua em 2026. “Os dois estudos selecionados vão abordar perguntas científicas importantes relacionadas à Lua”, disse Joel Kearns, vice-administrador associado de exploração na Diretoria de Missões Científicas, da NASA.

Comentários