NASA Anuncia 4ª Data de Lançamento da Missão Lunar CAPSTONE

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (15/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que não demorou muito e a NASA já anunciou a nova data para o lançamento da sua ‘Missão Lunar CAPSTONE’.
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
NASA Anuncia 4ª Data de Lançamento da Missão Lunar CAPSTONE
 
Por Flavia Correia 
Editado por Acsa Gomes 
15/06/2022 - 08h30 
Atualizada em 15/06/2022 - 22h32 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Inicialmente programada para decolar entre os dias 3 e 15 de maio, a missão Cislunar Autonomous Positioning System Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE), da NASA, sofreu diversos adiamentos. Agora, a agência revelou que o lançamento será no sábado da semana que vem, dia 25. 
 
Esta já é a quarta data divulgada pela agência espacial norte-americana em pouco mais de dois meses. O anúncio foi feito pelo Twitter do Centro de Pesquisa Ames, da NASA, e replicado pela conta oficial da Rocket Lab, provedora do foguete Electron que será responsável pelo envio da carga à Lua. 
 

Um comunicado emitido na quarta-feira passada (8) suspendeu o lançamento previsto para a segunda-feira (13), em razão da necessidade de atualização do software, mas ainda não havia sido definida uma nova data para a decolagem, que será a partir da Península de Mahia, na Nova Zelândia. 
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, ainda que não seja diretamente ligada ao Programa Artemis, da NASA, a missão acabará ajudando a agência nos processos que precedem o momento de levar seres humanos de volta à Lua, o que deve acontecer entre 2025 e 2026. 
 
Créditos: Ilustração da NASA/Daniel Rutter 
Animação simula a órbita do CubeSat CAPSTONE, da NASA.

Com as dimensões próximas às de um forno micro-ondas, a espaçonave CAPSTONE tem por objetivo verificar a estabilidade de uma órbita circular quase retilínea (NRHO) ao redor da Lua, modelando o que a futura pequena estação espacial Gateway precisará seguir com os astronautas a bordo. 
 
A órbita planejada posicionará a CAPSTONE dentro de 1,6 mil quilômetros de um local estratégico da Lua em seu ponto mais próximo, fornecendo acesso ao polo sul. Esse é o principal alvo das missões tripuladas Artemis, dada a provável presença de gelo de água em crateras polares permanentemente sombreadas. 
 
Em sua altitude mais elevada, o CubeSat CAPSTONE oscilará 43 vezes mais alto para 70 mil km. A vantagem de tal órbita – que ainda não foi testada por outras naves espaciais – é que futuras naves espaciais que entram e saem da superfície lunar no polo sul não precisarão voar tão alto para se encontrar com a Gateway. 
 
Como a Lua tem concentrações de massa que podem causar perturbações em suas órbitas, o CAPSTONE acabará funcionando como um teste mais barato, antes do envio da estação Gateway, bem mais cara. 
 
O objetivo secundário da missão é avaliar sistemas de navegação e comunicações de naves espaciais com o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, que circula a Lua desde 2009. 

Comentários