Imagens Captadas Por Satélites Mostram o 'Irã' Se Preparando Para Testar Um Novo Foguete

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (15/06) no site “Canaltech”, destacando que imagens captadas por satélites mostram que a 'República Islâmica do Irã' está se preparando para testar um novo foguete.
 
Pois é , enquanto isso na República das Bananas...
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço 
 
Imagens de Satélites Mostram Irã Se Preparando Para Testes Com Novo Foguete 
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues
15 de Junho de 2022 às 18h15 
Fonte: Via Phys.org 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Maxar Technologies

O Irã reconheceu nesta quarta-feira (15) que planeja dois testes com seu novo foguete de combustível sólido, após a empresa de satélites Maxar Technologies publicar imagens que revelam os preparativos para a operação na plataforma de lançamentos ao norte do país.
 
A confirmação para o teste foi dada pelo porta-voz do Ministério de Defesa iraniano, Ahmad Hosseini, em uma entrevista à agência de notícias estatal IRNA. Segundo Hosseini, a República Islâmica do Irã usará seu foguete Zuljanah para realizar mais dois lançamentos de satélites.
 

As imagens de satélite da Maxar, tiradas nesta terça-feira (14), revelam o movimento em uma plataforma de lançamento no Centro Espacial Imam Khomeini, localizado na província rural de Semnan, no Irã, palco de inúmeras tentativas fracassadas de lançamento no passado.
 
Ao todo, foram cinco falhas durante o programa Simorgh, que usava um foguete de transporte de satélites. Além disso, um incêndio no Centro Espacial em fevereiro de 2019 causou a morte de três pesquisadores, disseram as autoridades iranianas à época.
 
A primeira imagem mostra um foguete sendo transportado para a plataforma, prestes a seguir erguido na torre de lançamento. Já a imagem seguinte, publicada no mesmo dia, mostra o foguete aparentemente posicionado na torre. Não esta claro quando o lançamento acontecerá.
 
Satélites da NASA usados para monitorar incêndios, capazes de detectar do espaço os flashes de luz de um lançamento, não observaram nenhuma atividade na plataforma iraniana na noite de terça para quarta. Na última década, o Irã lançou diversos satélites de curta duração para a órbita da Terra e até enviou um macaco em um voo suborbital.
 
(Imagem: Reprodução/Ministério de Defesa do Irã)
Foguete Zuljanah fotografado em fevereiro de 2021.
 
Os EUA alegam que os lançamentos de satélites do Irã ameaçam uma resolução do Conselho de Segurança da ONU e pedem a Teerã, principal cidade da República Islâmica, que não realize nenhuma operação envolvendo foguetes que possam ser adaptados como mísseis balísticos capazes de lançar armas nucleares.
 
A emissora estatal iraniana também compartilhou imagens de um lançamento bem-sucedido do foguete Zuljanah em fevereiro do ano passado.

Comentários