Segundo Pesquisador da 'Universidade da Califórnia', os Supostos 'Sinais de Civilizações Alienígenas' Anunciado Pelos Chineses São Provenientes da Própria Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (16/06) no site “Canaltech”, destacando que segundo um pesquisador da Universidade da Califórnia que afirmou estar envolvido no trabalho, diz discordar dos pesquisadores chineses que alegaram ter encontrado possíveis sinais de civilizações alienígenas vindos de um sistema estelar distante.
 
Será que o tal pesquisador americano ficou mordido ou realmente esta baseado em fatos concretos para fazer essa afirmação contraria a afirmação dos chineses? Sinceramente não sei, o que sei é que a guerra no espaço entre os EUA e a China vem se tornando cada vez mais acirrada, e ai também evidentemente está incluída a guerra da propaganda.
 
O engraçado é que eu e o Prof. Rui Botelho discutimos essa noticia dos chineses na noite de ontem, durante a nossa coluna semanal “ESPAÇO SEMANAL” (veja aqui), quando então o Prof. Rui Botelho optou pelo conservadorismo e pela prudência, dizendo que esperaria por um maior debate da Classe Científica para então puder opinar sobre a questão.
 
De minha parte também prefiro esperar um pouco para poder opinar, apesar de acreditar que cedo ou tarde, com o avanço da tecnologia, e a contra-gosto de quem quer que seja, sinais de civilizações alienígenas serão detectados e confirmados.
 
Quem sabe assim amigos leitores, a humanidade venha deixar de lado a sua tremenda arrogância e entender definitivamente o seu verdadeiro papel no universo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Supostos Sinais de Civilizações Alienígenas Vêm da Terra, Diz Pesquisador 
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
16 de Junho de 2022 às 15h30 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Ben Smegelsky

No início desta semana, pesquisadores chineses alegaram ter encontrado possíveis sinais de civilizações alienígenas vindos de uma sistema estelar distante. No entanto, um cientista da Universidade da Califórnia, envolvido no trabalho, discorda e diz que os sinais não passam de interferências de rádio originárias de nosso próprio planeta.
 
Os pesquisadores chineses encontraram os sinais eletromagnéticos de banda estreita usando o radiotelescópio FAST ("Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope"). Um funcionário do FAST, que não estava diretamente envolvido no trabalho, informou à mídia chinesa que poderiam ser sinais alienígenas.
 
(Imagem: Reprodução/ Ou Dongqu/Xinhua)
O radiotelescópio FAST tem 500 metros de diâmetro, localizado no sudoeste da China.
 
Mas Dan Werthimer, pesquisador da Universidade da Califórnia e do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), cujo projeto busca por este tipo de sinal de rádio fraco, disse que os sinais encontrados são todos interferência de radiofrequências terrestres.
 
Werthimer esteve envolvido no trabalho que detectou os sinais suspeitos com o FAST, cujos resultados foram publicados em um artigo preliminar. Na verdade, a pesquisa é apenas uma parte de um extenso levantamento do céu que levará pelo menos cinco anos para ser concluído.
 
O pesquisador explicou que a interferência de radiofrequência (RFI) é um grande problema na hora de observar sinais de rádio mais fracos que poderiam ser de uma civilização alienígena. Então, a poluição de rádio das emissoras de televisão, torres de celular e satélites interfere nas observações dos radiotelescópio.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Segundo pesquisador, os sinais suspeitos, na verdade, vêm da Terra.
 
Os sinais suspeitos vieram da direção da estrela Kepler 438, um sistema planetário com uma zona habitável e que abriga planetas semelhantes à Terra. Werthimer disse que, por mais que o FAST estivesse apontado para esta direção, a poluição de rádio da Terra pode entrar "lateralmente" no telescópio.
 
Mesmo que estes sinais não sejam de seres alienígenas, o pesquisador se mantém otimista quanto a encontrar vida inteligente no espaço. Werthimer lembrou haver um trilhão de planetas na Via Láctea, incluindo pequenos corpos rochosos semelhantes à Terra com água líquida.
 
Isto apenas na nossa galáxia, pois estima-se que existam 100 bilhões de outras pelo universo. O artigo preliminar do estudo foi publicado na plataforma Research Square.

Comentários