Espaçonave Orion Para a Missão Artemis II Foi Ativada Pela 1ª Vez

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, de retorno ao batente, após comemorações de dois anos de namoro com minha alma gêmea, trago para vocês uma notícia publicada hoje (13/06) no site “Canaltech”, destacando que, segundo anuncio na última semana da empresa americana Lockheed Martin, os computadores da espaçonave Orion, que será usada na Missão Artemis II, foram ligados pela primeira vez.
 
Pois é, trabalho sério e continuo de instituições de um país que divulga 'resultados' e não 'fantasias e leotrias diversas' como ocorre aqui diariamente no setor espacial dessa República das Bananas. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Espaçonave Orion Para a Missão Artemis II é Ativada Pela 1ª Vez 
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
13 de Junho de 2022 às 11h45 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA

A Lockheed Martin anunciou na última semana que os computadores da espaçonave Orion, que será usada na missão Artemis II, foram ligados pela primeira vez. A empresa, contratada pela NASA para o Programa Artemis, também forneceu atualizações sobre a montagem das naves que serão usadas nas missões seguintes.
 
Em 23 de maio, os computadores da nave Orion foram ativados com sucesso, um passo importante para a missão Artemis II que realizará a primeira viagem tripulada do programa de exploração lunar. Atualmente a cápsula está no edifício de Operações e Checagem (O&C) do Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA, na Flórida.
 


Jules Schneider, diretor de operações de montagem, teste e lançamento da Orion na Lockheed Martin, disse a equipe já montou o suficiente dos sistemas aviônicos e eletrônicos para ativar a nave. Segundo ele, uma série de verificações do estado do veículo estão sendo conduzidas.
 
Embora a fase de montagem esteja bem avançada, ainda há muito trabalho de integração a ser feito nesta cápsula. O Módulo de Serviço Europeu (ESM) foi integrado ao Adaptador do Módulo de Tripulação, que é a parte do Módulo de Serviço construída e testada pela Lockheed.
 
Além de parte da montagem, ainda são necessários vários testes, com os ambientais, de ciclo térmico dos módulos de Tripulação e de Serviço, e de acústica em ambos os módulos.
 
Ao final destas verificações, será a vez do teste de vácuo com a Orion já integrada ao Módulo de Serviço. Uma vez concluído, o sistema será entregue à NASA para ser empilhado no foguete Space Launch System (SLS). 
 
Orion para Artemis I 
 
Enquanto isto outra nave Orion, que será usada na missão Artemis I, tem apresentado um bom desempenho. “A Orion para Artemis I se saiu muito bem durante os testes de processamento no solo e teste de ensaio molhado”, acrescentou Schneider.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
A missão Artemis II será a primeira tripulada do Programa Artemis.
 
Após entregue à NASA, a Orion da Artemis I teve seu Sistema de Aborto de Lançamento (LAS) instalado. Posteriormente, a nave foi montada no topo do foguete SLS para o teste geral de integração. Ainda assim, a nave não será equipada com todos os sistemas que estarão a bordo da Orion da Artemis II.
 
Na Artemis I, a Orion realizará uma viagem sem tripulação ao redor da Lua, mas a Orion para a Artemis II levará a primeira tripulação do programa — nesta segunda missão, e nas futuras, a nave precisará de um Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS) operacional. Na Artemis I, voarão apenas uma parte dos subsistemas ECLSS. E como a Orion não será tripulada nesta primeira missão, o LAS também permanecerá inativo. 
 
Artemis III e Mais 
 
As naves Orion para as missões Artemis I e II não serão reutilizadas, mas isto mudará com a Orion em desenvolvimento para a Artemis III — a missão que finalmente levará a humanidade novamente à Lua após mais de 50 anos do Programa Apollo.
 
Quando a Orion retornar à Terra no final de Artemis III, o plano é reformar a nave para usá-la novamente na Artemis VI. Por enquanto, apenas a estrutura primária da nave está pronta e logo receberá as centenas de suportes e elementos da estrutura secundária.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
Módulo de Serviço Europeu para a Orion da Artemis III, atualmente na Alemanha.

A construção do Adaptador do Módulo de Tripulação para a Artemis II também está em andamento, bem como o Módulo de Serviço Europeu para esta missão, mas este último ainda está na Alemanha passando por ajustes finais antes de ser enviado ao KSC no ano que vem.
 
A Orion para a Artemis IV está em fase inicial de construção no Michoud Assembly Facility, Louisiana. Espera-se que a nave seja entregue ao KSC em fevereiro do próximo ano para as montagens primárias e secundárias. O mesmo será feito com a Orion par a Artemis V.
 
Por enquanto, a Lockheed Martin foi contratada pela NASA para desenvolver naves Orion até a quinta missão do Programa Artemis. A partir da Artemis VI, o objetivo é começar a reutilizar as naves anteriores.

Comentários