Foguete da Astra Falha Após Lançamento e Perde Dois Satélites da NASA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (13/06) no site “Canaltech”, destacando que o foguete ‘Rocket 3’ da empresa norte-americana ASTRA falhou após lançamento e assim perdeu dois satélites da NASA.
 
Pois é amigos leitores, esses acontecimentos fazem parte deste negocio e quando o mesmo é realizado por empresas de baixo custo e pouco experiência na realização desse serviço, é natural que eles venham aumentar exponencialmente. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Foguete da Astra Falha Após Lançamento e Perde Dois Satélites da NASA
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
13 de Junho de 2022 às 15h53 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASASpaceflight/Astra

Neste domingo (12), a Astra lançou um foguete com dois pequenos satélites de monitoramento da Terra para a constelação TROPICS, da NASA. No entanto, após o voo normal do primeiro estágio, o estágio superior do foguete desligou antes do tempo e não conseguiu entregar as unidades à órbita terrestre.
 
Os satélites TROPICS (“Time-Resolved Observations of Precipitation Structure and Storm Intensity with a Constellation of Smallsats”), foram lançados por um foguete Rocket 3 a partir do Space Launch Complex 46, na Base de Cabo Canaveral da Força Espacial dos EUA, na Flórida, por volta das 14h43 (horário de Brasília).
 

Logo após a falha da missão, a Astra informou a notícia em seu Twitter, desculpando-se à NASA e à equipe de carga útil. “Mais informações serão fornecidas após concluirmos uma revisão completa dos dados”. Apesar da perda dos satélites, a agência espacial tem mais quatro da constelação para lançar.
 
Os quatro cubesats restantes serão distribuídos em duas órbitas. A constelação será dedicada a realizar observações de última geração para medir a temperatura, umidade e precipitação pelo globo, oferecendo uma análise mais precisa de ciclones tropicais que os atuais métodos de observação.
 
A TROPICS é uma missão de monitoramento da Terra, que, além de ter um baixo custo, foi selecionada por meio de uma competição e oferece oportunidades de inovação para ampliar nossa compreensão sobre o sistema terrestre, bem como o aperfeiçoamento das previsões climáticas.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
A NASA enviará os quatro satélites TROPICS em dois lançamentos futuro.

À medida que a NASA trabalha com empresas emergentes para realizar lançamentos mais baratos através de seu Programa de Serviços de Lançamento, ela também estimula o desenvolvimento da industrial espacial comercial dos EUA. Mas, apesar do baixo custo, estas missões são de alto risco.
 
As equipes da Federal Aviation Administration (FAA) e da Astra investigarão a falha do recente lançamento para entender sua causa. Enquanto isto, a NASA manterá suspenso o lançamento com o foguete Astra.

Comentários