NASA Confirma Que o Novo Ensaio Geral do 'Foguete SLS', Começará Neste Sábado (18/06)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (16/06) no site “Canaltech”, destacando que a NASA anunciou que dará início a quarta tentativa de ensaio geral do foguete ‘Space Launch System (SLS)’ no próximo sábado (18/06). 
 
Pois então amigos, fiquem atentos e vamos ficar na torcida, 
 
Avante Space Launch System (SLS) 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Novo Ensaio Geral do foguete SLS, da NASA, Começará Neste Sábado (18)
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
16 de Junho de 2022 às 14h30 
Fonte: NASA, Via Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA/Ben Smegelsky

A NASA afirmou nesta quarta-feira (15) que começará a quarta tentativa de ensaio geral do foguete Space Launch System (SLS) no próximo sábado (18) e as operações abastecimento na segunda feira (20). A operação de teste, que inclui a nave Orion acoplada ao SLS, é o último passado antes que uma data de lançamento para a missão Artemis I seja definida.
 
A pilha formada pelo foguete e nave chegou ao Complexo de Lançamento 39B do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida, no dia 6 de junho para iniciar os preparativos do teste. A atividade inclui todas as operações envolvidas em um lançamento real, exceto a decolagem em si.
 


As últimas tentativas do ensaio foram frustradas por falhas. Na mais recente, em abril, a equipe da NASA encontrou um vazamento de hidrogênio durante o abastecimento, então a pilha foi levada de volta às instalações do Vehicle Assembly Building (VAB) da KSC, onde as equipes da NASA realizaram os reparos necessários no SLS e nos sistemas terrestres envolvidos nas operações de lançamento. "Consertamos algumas coisas ao redor da área onde vimos o vazamento", disse Jim Free, administrador associado de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.
 
O tempo no VAB também serviu para aprimorar as operações de carregamento do SLS. Segundo Free, as equipes atualizaram e automatizaram certos procedimentos para encher os tanques de combustível criogênico. Na semana passada, já de volta ao KSC, foguete e nave passaram por testes de validação.
 
O trabalho verificou os serviços e conectividade entre a plataforma de lançamento móvel do SLS e os sistemas do centro de comando e controle da NASA. No final da semana, as equipes realizaram uma manutenção do propulsor e completaram o carregamento de combustível hipergólico usado para o empuxo durante o voo.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Ben Smegelsky)
O foguete SLS e a nave Orion percorreram mais de 6 km do VAB ao KSC.

Os ajustes para o ensaio geral também incluíram a finalização da inspeção de propulsores e motores, quando a plataforma de serviço do motor foi separada do foguete. Além disto, as equipes concluíram a preparação dos sistemas de hidrogênio e oxigênio líquidos.
 
A NASA espera que o ensaio geral dure menos de 48 horas, encerrando na próxima segunda-feira (20). Se tudo der certo, a missão Artemis I pode ser lançada no final de agosto, mas existem diversas outras oportunidades de lançamento que vão até o próximo ano.
 
Ao ser lançada pelo foguete SLS, a nave Orion realizará uma viagem sem tripulação ao redor da Lua e voltará à Terra. A missão avaliará a segurança tanto da nave quanto do foguete para as próximas missões, que serão tripuladas.

Comentários