Elon Musk Diz Que a 'Espaçonave Starship' Estará Pronta Para o Seu Primeiro Voo Orbital em Julho

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (14/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que segundo o Se. Elon Musk, a sua Espaçonave Starship estará pronta para o seu primeiro voo orbital em julho. 
 
Pois então, os 'Muskeiros' de plantão entram em êxtase com uma notícia como essa, mas na verdade o Sr. Elon Musk está só sendo o Sr. Elon Musk que conhecemos, e vamos ver se dessa vez ele cumpre essa promessa de colocar esse tanque de agua estilizado em órbita. 
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
Elon Musk Diz Que Starship Estará Pronta Para Primeiro Voo Orbital em Julho 
 
Por Flavia Correia 
Editado por Lucas Soares
14/06/2022 - 17h15
Atualizada em 14/06/2022 - 18h29
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Mal saiu a aprovação da avaliação ambiental programática (PEA) da Starbase pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, e Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, já se manifestou no Twitter, dizendo que a Starship estará pronta para seu primeiro teste de voo orbital no mês que vem. 
 

Com seu costumeiro otimismo, o bilionário ainda revelou que outra pilha formada por protótipos do lançador Super Heavy e do estágio superior de 50 metros de altura da Starship deve decolar em agosto, com sucessivos lançamentos mensais posteriores. 
 

Tudo para garantir que o complexo veicular, que é o maior foguete já construído na história, possa ser utilizado com total segurança em missões tripuladas e de carga para a Lua, Marte e outros possíveis destinos no espaço. Até mesmo para, eventualmente, agilizar a implantação de satélites Starlink na órbita baixa da Terra, inclusive. 
 
É importante lembrar, contudo, que, mesmo com a conclusão da análise, a liberação da PEA não é garantia de que uma licença de lançamento será emitida, uma vez que outros fatores, como requisitos de segurança e responsabilidade financeira, ainda devem ser cumpridos nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas. 
 
No entanto, pelas publicações desta terça-feira (14) na rede social que está (ou não) comprando, Musk parece estar tranquilo em relação a isso. 
 
No começo do mês, a SpaceX conduziu com sucesso o primeiro teste criogênico no 24º protótipo da nave Starship (SN24), após a conclusão de reparos necessários no veículo, identificados durante um teste pneumático realizado em maio. 
 
Agora, para o superfoguete ser considerado pronto para voar com segurança, resta executar o teste de fogo estático com todos os 33 motores Raptor do propulsor. Até o momento, a SpaceX nunca acendeu mais de seis deles de uma só vez em um protótipo da Starship. 
 
Estaria realmente tudo isso alinhado até julho, conforme divulgado por Musk? Como não podemos ter essa certeza, resta-nos aguardar pelos próximos capítulos desta saga.

Comentários