NASA e ESA Já Discutem Envio do Primeiro Europeu à Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (15/06) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA e a ESA já estão discutindo o envio do Primeiro Astronauta á Lua.
 
Pois então amigos leitores,
 
Enquanto isso na República das Bananas...
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
NASA e ESA Discutem Envio do Primeiro Europeu à Lua
 
Por Flavia Correia 
15/06/2022 19h20 
Atualizada em 15/06/2022 - 22h32 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Como parte dos Acordos Artemis, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) determinaram que três astronautas europeus vão voar na nave Orion até a futura estação lunar Gateway. Agora, parece que um deles pode ir um pouco mais longe. Em reunião realizada nesta quarta-feira (15) na Holanda, as agências discutiram a possibilidade de levar o primeiro europeu a pôr os pés na Lua. 
 
Créditos: NASA/Apollo 11
Neil Armstrong e os primeiros passos humanos na Lua.
 
“Estamos ansiosos para que um astronauta da ESA se junte a nós na superfície da Lua e continue a construir nossa parceria de longa data”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, depois de participar da assembleia do conselho da ESA. 
 
“A NASA está contando com a cooperação da ESA para impulsionar a exploração da Lua através do programa Artemis. O Módulo de Serviço Europeu é a potência da espaçonave Orion”, declarou Nelson. 
 
As agências também assinaram um acordo sobre o Lunar Pathfinder, um satélite de comunicações planejado que está sendo construído pela empresa britânica SSTL. A ESA comprou os serviços da SSTL no ano passado e fornecerá à NASA comunicação lunar sob o acordo. Em troca, a agência americana lançará o Pathfinder em órbita. 
 
Também ficou estabelecido que ambas realizarão testes conjuntos para criar uma rede de navegação por satélite na Lua, “assim como hoje navegamos usando Galileu e GPS na Terra”, diz um comunicado da ESA sobre a reunião. 
 
Segundo a nota, eles também discutiram o futuro da missão ExoMars da ESA, depois que seu lançamento planejado em um foguete russo no final deste ano foi cancelado devido à invasão da Ucrânia pelo país governado por Vladimir Putin. 
 
O diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, disse em coletiva de imprensa que uma “intensa discussão” estava sendo realizada sobre o assunto. “Está indo no caminho certo e estou muito confiante de que encontramos uma boa parceria na ExoMars”. 
 
Por sua vez, Nelson teria afirmado que “a NASA está buscando a melhor forma de apoiar nossos amigos europeus na missão ExoMars”.

Comentários