Monitor do 'Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E)' Foi Selecionado Pela NASA Para Participar do 'NASA SPACE CAMP' nos EUA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada dia (31/05) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que um jovem monitor do 'Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E)' de Parnamirim-RN, foi um dos 24 jovens selecionados, em todo o mundo, para o ‘NASA SPACE CAMP’, acampamento científico que acontecerá na capital estadunidense, Washington - DC.
 
Sensacional, será uma experiência engrandecedora e inesquecível  para este jovem. O BS parabeniza o jovem ‘Gabriel Teixeira’ pela sua conquista, aproveite o máximo garoto.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Notícias 
 
Monitor do CVT-E Participará de NASA SPACE CAMP 
 
Gabriel Teixeira é monitor do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) 
 
Por Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 31/05/2022 - 10h33
Atualizado em 31/05/2022 - 10h58
 

O aluno Gabriel Teixeira, monitor do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), uma parceria entre a AEB, a prefeitura de Parnamirim e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), foi um dos 24 jovens selecionados, em todo o mundo, para o NASA SPACE CAMP, acampamento científico que acontece na capital estadunidense, Washington, DC.
 
“Minhas expectativas estão muito altas. Eu vi vídeos e dei uma pesquisada, e parece ser uma experiência bem bacana. Estou bastante ansioso”, disse Gabriel.
 
“A importância de participar de uma experiência como o Space Camp é única. O Gabriel, por ser monitor do CVT-E e estudante do IFRN, pode compartilhar esta experiência com os colegas”, disse a coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Veloso.
 
O Space Camp é um acampamento de aprendizagem promovido pela NASA, que oferece programas educacionais para crianças e adultos sobre temas como exploração espacial, aviação e robótica.
 
A seleção foi conduzida pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e dividida em três etapas: a primeira etapa foi a indicação de alunas e alunos por parte do corpo docente das instituições brasileiras e seus projetos de atuação na área espacial; a segunda fase previa o envio de um vídeo gravado em língua inglesa sobre a atuação no projeto cadastrado e uma carta de recomendação, também em inglês, escrita pelo professor orientador; a última etapa foi uma entrevista, novamente em língua inglesa, realizada com a embaixada brasileira dos Estados Unidos.
 
“A participação do Gabriel na Space Camp é uma vitória para o CVT-E, pois agrega experiências únicas que incrementam conhecimento, bem como ao seu crescimento pessoal. Orientamos que ele aproveite ao máximo a experiência para compartilhar com toda equipe do Centro Tecnológico Augusto Severo”, disse o professor do IFRN, Credson Isaac.
 
O CVT-Espacial Augusto Severo representa um passo importante na modernização do processo educacional do país, uma vez que foge dos esquemas pré-estabelecidos de ensino ou mesmo das chamadas “plataformas educacionais a distância”, tão em voga na atualidade como ferramentas tecnológicas inovadoras. Parte-se do princípio de que o aluno deve se deslocar do seu espaço comum de aprendizado e ser inserido em um novo ambiente, completamente integrado ao conceito de missão, onde ele tem a oportunidade de exercitar o comportamento coletivo, isto é, aprender pela dependência de seus companheiros de equipe na realização de uma meta pré-estabelecida.
 
“O estudo no CVT-E serve como uma motivação para os jovens adquirirem interesse pela área espacial. Através do CVT, eu consegui aprender muitas coisas que não teria oportunidade em outros lugares, expandiu muito meu conhecimento e eu tenho gostado bastante”, disse Gabriel.
 
A escolha de Gabriel para o projeto rendeu muitas mensagens de apoio. O astronauta Marcos Pontes e o presidente da AEB fizeram questão de mandar mensagens parabenizando o feito do jovem.
 
“Que prazer para o CVT-E tê-lo como monitor e agora tendo sido aceito para o Space Camp. Certamente, você conseguiu, graças a todas as suas qualidades como aluno, mas principalmente ao seu entusiasmo em se expressar e apresentar-se à comissão de seleção”, disse Moura.
 
“Sucesso lá no acampamento da NASA! Continue assim! É importante demonstrar para todos os jovens a importância da educação. Contamos com você para representar bem o país”, disse Pontes. 
 

Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários