Piada Espacial e FIEMA Discutiram Reforçar Parceria Com Foco no Desenvolvimento do Patinho Feio Governamental

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Nestor Bezerra (FIEMA)

No dia 03/12, o portal da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) noticiou que na última segunda-feira (2), essa instituição havia sediado um encontro estratégico que segundo a matéria foi voltado em beneficio ao setor espacial brasileiro. Durante o tal evento, foram discutidos ajustes no Programa Espacial Brasileiro, com destaque para o fortalecimento do Centro Espacial de Alcântara (CLA), além da apresentação dos resultados da cooperação técnica entre a Piada Espacial Brasileira (AEB) e a FIEMA.
 
De acordo com a nota do portal, a tal reunião foi um marco na integração entre os setores público e privado, com o objetivo de impulsionar o avanço tecnológico e industrial. Entre os participantes estavam Edilson Baldez, presidente da FIEMA, Marco Antônio Chamon, presidente da AEB, Luiz Fernando Renner, vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo, presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, César Miranda, superintendente da FIEMA, Diogo Lima, superintendente regional do SESI-MA, Michele Frota, coordenadora regional do IEL-MA, Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA e vice-presidente executivo da FIEMA, José Reinaldo Tavares, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, diretor do CLA, Socorro Araújo, secretária estadual de Turismo, além de outras autoridades.
 
Edilson Baldez ressaltou a importância da colaboração entre a FIEMA e a AEB, destacando o papel estratégico do Maranhão no programa espacial. Ele comemorou a inauguração de uma sala da AEB na sede da Federação, enfatizando que isso representa um avanço significativo na articulação entre as instituições, o que possibilitará o desenvolvimento de projetos maiores e mais complexos.
 
Por sua vez, Marco Antônio Chamon, presidente da AEB, celebrou a instalação do escritório da Agência no Maranhão e ressaltou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do estado. Ele destacou o papel do CLA, cujas operações serão ampliadas a partir de 2025, com a previsão de cinco lançamentos espaciais ao longo do ano.
 
Durante o evento, também foi assinado um termo de cessão de uso de um espaço na Casa da Indústria, onde ficará o escritório da AEB, no terceiro andar do prédio da FIEMA. Esse novo espaço será fundamental para o avanço do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro de Lançamento de Alcântara (PDI-CEA), estreitando a cooperação técnica e operacional entre as entidades.
 
Luiz Fernando Renner, vice-presidente da FIEMA, ressaltou a importância da parceria com entidades governamentais e empresariais, destacando que ela contribuirá para o crescimento de Alcântara e do setor espacial no Brasil.
 
O evento foi encerrado com a cerimônia de descerramento da fita inaugural do novo escritório da AEB, um símbolo do protagonismo do Maranhão no setor espacial, e da união entre tecnologia, inovação e desenvolvimento industrial, pilares essenciais para o futuro do estado.
 
Agradecemos ao nosso leitor maranhense, membro do canal e apoiador Edvaldo Coqueiro, pelo envio dessa notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários