A Agência Espacial Europeia (ESA) e a Empresa Avio Assinaram Contratos Para Melhorias no Foguete Vega e Para Um Novo Lançamento.

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Crédito: ESA-CNES-Arianespace/Optique vidéo du CSG–S. Martin
Um foguete Vega C decolou no dia 5 de dezembro em seu primeiro voo após o fracasso de lançamento em dezembro de 2022.
 
No dia de ontem (19/12), o portal SpaceNews noticiou que a empresa Avio assinou contratos com a Agência Espacial Europeia (ESA) para melhorias no Foguete Vega e suas instalações de lançamento, além do lançamento de uma missão de ciências da Terra.
 
De acordo com a nota do portal, os contratos, anunciados em 18 de dezembro, apoiam o trabalho para aumentar a taxa de lançamentos do atual foguete Vega C e continuar o desenvolvimento de uma versão atualizada, o Vega E. Esses contratos têm um valor combinado de aproximadamente 350 milhões de euros (364 milhões de dólares), de acordo com a Avio.
 
Um dos contratos cobrirá o trabalho de conversão de um antigo prédio de integração do Ariane 5 no centro de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, para uso pelo Vega C. Atualmente, o Vega C é montado na plataforma de lançamento, o que limita as taxas de lançamento; o novo prédio permitirá que a Avio realize duas campanhas de lançamento simultaneamente.
 
“Isso aumentará significativamente a capacidade,” disse Giulio Ranzo, CEO da Avio, em uma entrevista. A empresa planeja quatro lançamentos do Vega C em 2025 usando a infraestrutura atual, mas ele afirmou que o novo prédio de integração permitirá um aumento para seis lançamentos anuais no futuro.
 
Um segundo contrato com a ESA financiará o desenvolvimento adicional do Vega E, uma versão atualizada do foguete. O Vega E mantém o motor de segundo estágio Zefiro-40, usado no Vega C, mas substitui o motor P120 do primeiro estágio pelo maior P160. Ele também substitui os dois estágios superiores do Vega C por um único estágio superior, o M10, alimentado por um motor de oxigênio líquido/metano.
 
O contrato continua o trabalho no Vega E até a qualificação final do foguete em solo. Ranzo afirmou que a Avio tem como alvo o primeiro lançamento do Vega E em 2027 ou 2028. Ele disse que o Vega E terá uma performance de carga útil melhorada — 3 toneladas métricas em órbita baixa da Terra, em comparação com 2,3 toneladas do Vega C — pelo mesmo preço.
 
Além dos contratos de desenvolvimento, a Avio assinou um contrato com a ESA para o lançamento da missão FORUM (Far-infrared Outgoing Radiation Understanding and Monitoring) da agência. A espaçonave, programada para ser lançada em 2027 a bordo de um Vega C, medirá as emissões da Terra em comprimentos de onda de infravermelho distante para estudar os efeitos do vapor d'água e das nuvens de gelo no clima.
 
A Avio assumiu o marketing do foguete Vega no outono como parte de uma transferência gradual das responsabilidades de provedor de serviços de lançamento da Arianespace para a Avio, um processo que será concluído até o final de 2025. Embora o comunicado da ESA tenha descrito o contrato como uma “transferência” para a Avio, Ranzo disse que se tratava de um contrato novo, o primeiro assinado pela Avio desde que assumiu as vendas do Vega.
 
Além disso, ele afirmou que a Avio assinou um "documento de transferência" de todos os contratos que a Arianespace havia assinado anteriormente para lançamentos do Vega para sua empresa. “Em um dia, transferimos os contratos da Arianespace para nós e assinamos um contrato completamente novo de serviços de lançamento.”
 
Os contratos foram assinados quase duas semanas após o Vega C retornar ao voo com o lançamento, em 5 de dezembro, do satélite Sentinel-1C para o programa Copernicus de missões científicas da Terra, conduzido conjuntamente pela ESA e pela Comissão Europeia. Esse lançamento ocorreu quase dois anos após o fracasso do voo anterior do foguete, devido a um problema com o bocal do motor Zefiro-40.
 
A análise dos dados do lançamento ainda está em andamento, mas Ranzo afirmou que o veículo demonstrou um desempenho “incrivelmente bom” no voo. A altitude da inserção orbital do Sentinel-1C foi precisa dentro de 100 metros, disse ele, com “quase nenhum erro” em outros parâmetros orbitais, como inclinação. “O cliente está muito feliz porque sua expectativa de vida útil foi grandemente aumentada por ter recebido uma injeção orbital muito precisa.”
 
“Isto também demonstrou que o veículo, quando é bem fabricado e integrado e todos os materiais são bons, é um produto excelente,” concluiu.
 
Ranzo afirmou que o próximo lançamento do Vega C está previsto para o final de março ou início de abril, com o satélite Biomass de ciências da Terra da ESA.
 
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