A Empresa 'Vast' Assinou Acordo Com a 'SpaceX' Para Missões de Astronautas Privados à Estação Espacial Internacional (ISS)
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceX
A Vast anunciou um acordo com a SpaceX para até dois voos do Crew Dragon à Estação Espacial Internacional (ISS) em missões de astronautas privados, sujeitas à aprovação das missões pela NASA. |
No dia de ontem (19/12), o portal SpaceNews noticiou que a desenvolvedora da estação espacial comercial Vast Space assinou um acordo com a SpaceX para duas missões de astronautas privados à Estação Espacial Internacional (ISS), pendente de aprovação pela NASA.
De acordo coma nota do portal, a Vast anunciou em 19 de dezembro que concluiu um acordo com a SpaceX para enviar duas espaçonaves Crew Dragon à ISS em missões chamadas pela NASA de missões de astronautas privados, ou PAMs. Essas são missões de curta duração à estação e servem como um degrau para futuras estações espaciais comerciais.
“Possibilitar missões de carga e tripuladas à ISS é uma parte fundamental da estratégia da Vast, permitindo-nos expandir nossa colaboração com a NASA e com agências espaciais globais”, disse Max Haot, CEO da Vast, em um comunicado. “Essas missões não apenas fortalecem nossa expertise em operações de voo espacial tripulado e colaboração com a NASA, mas também posicionam a Vast como uma das principais concorrentes para entregar o sucessor de próxima geração da ISS.”
“Estou empolgada para trabalhar com a Vast enquanto eles criam mais oportunidades e destinos para que mais pessoas viajem entre as estrelas”, disse Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, no mesmo comunicado.
Essas missões dependem da aprovação da NASA. A agência, até o momento, concedeu quatro oportunidades de PAM, todas para a Axiom Space e com pouca ou nenhuma concorrência de outros fornecedores. A Axiom já realizou três dessas missões e está se preparando para a quarta, a Ax-4, programada para lançamento na primavera de 2025. Todas essas missões utilizaram espaçonaves Crew Dragon.
Haot anunciou em fevereiro a intenção da Vast de disputar futuras oportunidades de PAM. A NASA ainda não emitiu uma solicitação para missões futuras, embora a agência tenha dito anteriormente que apoiaria até duas missões de PAM por ano. Na prática, a agência permitiu uma missão por ano até agora.
A Vast enfrentará concorrência da Axiom por oportunidades de PAM. A empresa anunciou em 18 de dezembro planos revisados para montar sua própria estação espacial comercial, que anteriormente envolvia o acoplamento de uma série de módulos de habitat e pesquisa à ISS que formariam o núcleo de uma futura estação independente. Agora, a Axiom planeja instalar um módulo de energia e carga na ISS, que não terá acomodações para tripulação, e depois removê-lo para acoplar a um módulo de habitat para formar uma estação espacial independente.
Executivos da Axiom disseram em uma entrevista sobre os planos que continuarão a depender das oportunidades de PAM para visitar a ISS. “Nosso plano é continuar competindo por missões de PAM enquanto elas estiverem disponíveis”, disse Mark Greeley, diretor de operações da Axiom Space e gerente do programa Axiom Station.
A Vast disse que seu acordo com a SpaceX para missões do Crew Dragon à ISS é adicional a um contrato anterior com a empresa para o lançamento de seu módulo Haven-1 e pelo menos uma missão Crew Dragon até ele. O Haven-1, programado para lançamento já no final de 2025, poderá suportar até quatro visitas de curta duração, ajudando a Vast a testar tecnologias e ganhar experiência para sua maior estação espacial Haven-2, proposta para o programa de Destinos Comerciais de Órbita Baixa da Terra da NASA.
A Vast afirmou que está em “discussões ativas” com agências espaciais governamentais sobre a participação em qualquer missão de astronauta privado que ela realize até a ISS. Ela citou, como exemplo, a República Tcheca, que assinou um acordo com a Vast em novembro para examinar oportunidades de voo para astronautas tchecos nas missões da Vast.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário