Segundo Mídia Estatal, o Irã Realizou hoje (06) Lançamento Bem-Sucedido de Sua Carga Espacial Mais Pesada até Hoje
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (06/12), o portal Space Daily noticiou que a República Islâmica do Irã lançou com sucesso, nesta sexta-feira (06), sua carga espacial mais pesada, que inclui um satélite e um rebocador espacial, usando um foguete lançador de satélites desenvolvido localmente, segundo relatórios da mídia oficial.
De acordo com a nota do portal, pesando 300 quilos (660 libras), a carga consistia no Satélite de Telecomunicações Fakhr-1 e no Rebocador Espacial Saman-1, de acordo com a televisão estatal.
O Saman-1 é um "sistema de transmissão orbital" projetado para transportar satélites de órbitas mais baixas para órbitas mais altas, conforme descrito pelo Centro de Pesquisa Espacial do Irã, quando foi revelado em 2017.
O lançamento marca um "passo operacional" rumo ao transporte de satélites para órbitas mais altas, segundo o relatório da TV.
O sistema foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 2017, em uma cerimônia com a presença do então presidente do Irã, Hassan Rouhani, e foi lançado em teste em 2022.
As cargas foram lançadas usando o Foguete Lançador de Satélites Simorgh, desenvolvido localmente, a partir da base de lançamento Imam Khomeini, na província de Semnan.
Nomeado em homenagem a um pássaro mitológico iraniano, o Simorgh é um veículo lançador de satélites de dois estágios, movido a combustível líquido, desenvolvido pelo ministério da Defesa do Irã.
Em setembro, o Irã anunciou que colocou com sucesso o satélite de pesquisa Chamran-1 em órbita, usando o lançador Ghaem-100, produzido pela divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária.
Governos ocidentais, incluindo os Estados Unidos, alertaram repetidamente o Irã contra esses lançamentos, argumentando que a tecnologia utilizada para satélites poderia ser aplicada a mísseis balísticos, potencialmente capazes de carregar ogivas nucleares.
O Irã nega que deseje armas nucleares. Tem afirmado consistentemente que seus lançamentos de satélites e foguetes têm como foco aplicações civis e de defesa.
No mês passado, a Rússia lançou 55 satélites, incluindo dois construídos pelo Irã -- Koswar e Hodhod -- refletindo o aprofundamento das relações políticas, econômicas e militares entre os dois países.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário