Falhou o Lançamento do 'Foguete Espacial Kairos' da Startup Japonesa 'Space One'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia 18/12, o portal Space Daily informou que o Foguete Espacial Kairos construído pela startup japonesa 'Space One', foi lançado na quarta-feira (18), porém mais tarde foi visto caindo em espiral à distância, enquanto a empresa informava que a tentativa de lançamento havia falhado.
De acordo com a nota do portal, foi a segunda tentativa da Space One de se tornar a primeira empresa privada do país a colocar um satélite em órbita, após a primeira tentativa em março que terminou em uma explosão no ar.
Desta vez, seu foguete Kairos, movido a combustível sólido, estava carregando cinco satélites, incluindo um da Agência Espacial de Taiwan e outros projetados por estudantes e empreendimentos corporativos japoneses.
Espectadores que se reuniram perto da plataforma de lançamento Spaceport Kii, na região costeira de Wakayama, no oeste do Japão, expressaram sua decepção para as câmeras de televisão.
"Estou tão chocada", disse uma mulher após o anúncio da falha da empresa. "Eu estava esperando que ele fosse para a órbita."
Os noticiários mostraram o foguete fino e branco de 18 metros (60 pés) subindo alto no céu.
Desta vez, não houve uma explosão dramática – ao contrário de março, quando o foguete carregando um pequeno satélite de teste governamental foi ordenado a se autodestruir devido a problemas técnicos segundos após o lançamento.
A Space One informou que faria uma coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira para discutir seu mais recente contratempo.
"O Kairos foi lançado... mas o foguete terminou seu voo após julgar que seria difícil alcançar a missão", disse a empresa em um comunicado, acrescentando que os detalhes estão sob investigação.
A Space One foi fundada em 2018 por empresas, incluindo a Canon Electronics, IHI Aerospace, a construtora Shimizu e o banco governamental Development Bank of Japan.
A empresa deseja estabelecer um serviço de lançamento de satélites para aproveitar a crescente demanda global.
Empresas privadas afirmam que podem oferecer oportunidades de exploração espacial mais baratas e frequentes do que os governos.
A Space One espera emular a SpaceX de Elon Musk, que tem contratos com a NASA e o Pentágono.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) também está em uma missão para se tornar um grande player no lançamento de satélites.
O sistema de lançamento de próxima geração H3 da JAXA havia experimentado várias tentativas de decolagem falhas antes de um lançamento bem-sucedido em fevereiro.
Ainda este ano, o Japão pousou uma sonda não tripulada na Lua – embora em um ângulo inclinado – tornando-se o quinto país a realizar um pouso suave na superfície lunar.
Mas a JAXA teve que adiar o lançamento de um foguete compacto de combustível sólido Epsilon S após um recente teste de motor resultar em um grande incêndio.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário