A Empresa Chinesa 'Galactic Energy' Lança com Sucesso, de Plataforma Móvel Marítima, o Seu Quarto 'Foguete CERES 1', Colocando Quatro Satélites no Espaço
Caros leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem 23/12, o portal Space Daily noticiou que a empresa 'Galactic Energy', fabricante privada de foguetes com sede em Pequim (China), realizou com sucesso seu quarto lançamento de Foguete CERES 1 a partir do mar, nesta quinta-feira.
De acordo com a empresa, o foguete decolou às 18h18 de uma plataforma de lançamento móvel no Mar Amarelo, próximo à província de Shandong. A missão colocou quatro satélites em uma órbita baixa da Terra, aproximadamente a 850 quilômetros de altitude.
Os satélites, desenvolvidos pelo operador privado de satélites de Pequim, Guodian Gaoke, fazem parte da Rede Tianqi, que agora inclui 33 satélites. Essa rede apoia a coleta de dados para a internet das coisas e tem aplicações em diversos setores, incluindo silvicultura, agricultura, turismo e proteção ambiental, informou a Galactic Energy.
Com esta missão, a Galactic Energy alcançou 16 lançamentos orbitais do foguete CERES 1, superando seus concorrentes privados. Coletivamente, essas missões colocaram 58 satélites comerciais em órbita.
A Galactic Energy iniciou seu primeiro lançamento a partir do mar em setembro de 2023, também da costa de Shandong, colocando com sucesso quatro satélites Tianqi em órbita. Isso marcou a empresa como a primeira firma privada chinesa a realizar um lançamento de foguete a partir do mar.
Missões subsequentes ocorreram em maio e agosto, colocando quatro e seis satélites, respectivamente. No total, a China realizou 14 lançamentos a partir do mar, utilizando quatro modelos diferentes de foguetes: Long March 11, Smart Dragon 3, Ceres 1 e Gravity 1.
O foguete Ceres 1, um lançador de propelente sólido, tem 20 metros de altura e 1,4 metros de diâmetro. Possui um peso de decolagem de 33 toneladas métricas e foi projetado para entregar uma carga útil de 300 quilos para uma órbita solar-síncrona a 500 quilômetros ou uma carga útil de 350 quilos para uma órbita baixa da Terra a 200 quilômetros.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário