A Marinha Indiana e ISRO Realizaram Testes de Recuperação do 'Módulo de Astronauta' Para a 'Missão Gaganyaan'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (11/12), o portal Space Daily noticiou que a Marinha Indiana e a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) avançaram nos preparativos para as operações de recuperação da Gaganyaan, realizando testes de recuperação "Well Deck" no dia 6 de dezembro de 2024. O exercício ocorreu sob o Comando Naval Oriental, utilizando um navio equipado com um poço de doca, na costa de Visakhapatnam.
 
De acordo com a nota do pórtal, o poço de doca de um navio pode ser inundado para permitir o acoplamento de embarcações menores, lanchas de desembarque ou espaçonaves recuperadas. Essa capacidade é crucial para operações de recuperação eficientes e seguras após o módulo tripulado da Gaganyaan cair no mar.
 
Os testes envolveram uma réplica simulada do Módulo Tripulado que replicou a massa e o formato da espaçonave real. As operações validaram etapas críticas, incluindo a fixação de bóias de recuperação, o reboque do módulo até o navio, sua manobra para o poço de doca, a fixação nas amarrações e o esvaziamento da doca.
 
Esses testes marcam um progresso significativo na refinamento dos Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) para a recuperação do Módulo Tripulado, garantindo uma recuperação pontual e segura da tripulação. A ISRO e a Marinha estão concentradas tanto em cenários de recuperação padrão quanto em contingência, visando minimizar o desconforto da tripulação durante as operações.
 
"As operações e configurações de equipamentos validadas nesses testes terão um papel fundamental no sucesso da fase de recuperação da Gaganyaan", afirmou a ISRO.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários