Live Especial: Plutônio 238 na Exploração Espacial - Importância e Dificuldades Para Sua Produção

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Com grande entusiasmo, anunciamos mais uma "Live Especial" em nosso canal no YouTube! No dia de hoje, 06/12, (sexta-feira), às 19h, teremos a honra de receber mais uma vez, o Dr. Lamartine Guimarães,  um dos maiores (senão o maior) especialista brasileiro no tema de energia nuclear, em especial, na área espacial, para falarmos sobre a importância e a crise mundial para a produção do Plutônio 238 e como este elemento químico é importante para a exploração espacial.
 
 
Essa será a segunda participação do Dr. Lamartine em uma live no BS, sendo a primeiro realizada em 27/12/2022, com o tema "A energia nuclear nas atividades espaciais". ( Veja aqui: https://youtube.com/live/cOp1rLLB6YY )
 
Sobre o Dr. Lamartine Guimarães:
 
Ex-servidor de carreira do Instituto de Estudos Avançados - IAEv, o Dr. Lamartine Guimarães possui Bacharelado em Física da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mestrado em Engenharia Nuclear no IME (Instituto Militar de Engenharia) e Doutorado em Energia Nuclear do “Nuclear Engineering Department” da "The University of Tennessee, Knoxville, TN".
 
O Dr. Lamartine realizou trabalhos de pesquisa em simulação numérica de componentes de reatores nucleares para o “Oak Ridge National Laboratory”, como parte do seu trabalho de doutorado.
 
Desde 1982, esteve envolvido com diversos projetos nucleares de interesse do IEAv, a exemplo do projeto RESPA (Reatores Espaciais) e REARA (Reatores Rápidos), aproveitando o seu conhecimento na área de Simulação Numérica para construir uma biblioteca de programas simuladores de componentes de reatores nucleares convencionais, chamada SIMODIS.
 
Em 1997, assumiu a posição de Adjunto de Divisão e em 2005, assumir a Chefia da Divisão, permanecendo neste muito anos nesse cargo, per[iodo no qual desenvolveu o crescente interesse pela área de reatores espaciais, a qual, em 2008, transformou-se no Projeto TERRA (TEcnologia de Reatores Rápidos Avançados), se tornando o gerente desse projeto.
 
Em 2009 o Dr. Lamartine foi agraciado com a  Medalha de Mérito Científico Santos Dumont do Comando da Aeronáutica, Ministério da  Defesa.
 
Além da atuação mo IEAv, o Dr. Lamartine ensinou em diversas instituições de ensino superior de São Paulo.
 
Após 36 anos como servidor público, o Dr. Lamartine se aposentou do IEAv em 23 de fevereiro de 2022.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários