A Startup Japonesa 'Space One' Adia Novamente o Lançamento do Foguete Kairos

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (15/12), o portal Space Daily informou que a startup Space One, que pretende se tornar a primeira empresa privada do Japão a colocar um satélite em órbita, adiou o lançamento de seu foguete pelo segundo dia consecutivo neste domingo (15), após a primeira tentativa ter terminado em uma explosão no ar.
 
De acordo com a nota do portal, a Space One, com sede em Tóquio, havia inicialmente agendado o lançamento de seu Foguete Kairos para as 11:00 (02:00 GMT) de sábado, mas adiou o lançamento por 24 horas devido à alta velocidade dos ventos.
 
Ela adiou o lançamento novamente no domingo devido a condições climáticas semelhantes, disse o executivo da Space One, Kozo Abe, a repórteres.
 
"Como aconteceu ontem, avaliamos que as condições de vento em alta altitude, acima da plataforma de lançamento, não eram ideais. Tomamos a decisão de adiar o lançamento", afirmou ele em uma coletiva de imprensa.
 
Ele disse que a empresa estava em negociações com as autoridades para definir uma nova hora de lançamento, com a Space One esperando que seja às 11:00 de quarta-feira.
 
Em março, o Kairos, de combustível sólido, que transportava um pequeno satélite de teste do governo, decolou pela primeira vez da plataforma de lançamento da Space One, chamada Spaceport Kii.
 
Mas segundos depois, problemas técnicos foram detectados e uma ordem de autodestruição foi enviada para o foguete de 18 metros (60 pés).
 
O foguete explodiu em chamas, fazendo com que uma densa nuvem de fumaça branca se espalhasse pela área montanhosa e remota.
 
Centenas de espectadores, reunidos em áreas públicas de observação, incluindo uma orla próxima, testemunharam a cena dramática.
 
Na segunda tentativa de lançamento, o foguete deveria transportar cinco satélites, incluindo um da Agência Espacial de Taiwan e outros projetados por estudantes e empresas japonesas.
 
A Space One foi fundada em 2018 por grandes empresas, incluindo a Canon Electronics, IHI Aerospace, a construtora Shimizu e o Banco de Desenvolvimento do Japão, administrado pelo governo.
 
A empresa espera se estabelecer em um campo internacional competitivo, lançando pequenos foguetes rapidamente para empresas que buscam colocar satélites no espaço.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários