Índia Lança Com Sucesso Missão SPADEX, Um Experimento de Acoplamento Espacial Com o Foguete PSLV
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: ISRO
Lançamento do foguete PSLV transportando a espaçonave do experimento de acoplamento SpaDeX, 30 de dezembro de 2024. |
No dia de hoje (30/12), o portal SpaceNews anunciou que a Índia lançou com sucesso, nesta segunda-feira (30), a espaçonave do Experimento de Acoplamento Espacial (SpaDeX), projetada para testar tecnologias de acoplamento cruciais para as grandes ambições espaciais do país.
De acordo com a nota do portal, um foguete Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) decolou às 11h30 (horário do leste dos EUA; 16h30 UTC; 22h, horário local) do dia 30 de dezembro do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, com o foguete subindo para o céu noturno.
O Foguete PSLV-C60 transportou a carga útil principal, que era a espaçonave do Experimento de Acoplamento Espacial (SpaDeX), além de 24 experimentos diferentes a bordo do módulo de carga útil secundária POEM-4. Desses, 14 são cargas úteis da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) e de instituições, e 10 são de entidades não governamentais. Entre elas estão um braço robótico de caminhada, um manipulador robótico para captura de detritos, um módulo compacto de pesquisa de plantas e uma série de sensores.
O SpaDeX é uma missão da ISRO destinada a demonstrar a tecnologia de acoplamento em órbita utilizando duas pequenas espaçonaves. Essa capacidade é crucial para os futuros empreendimentos espaciais da Índia, incluindo missões de retorno de amostras lunares e o desenvolvimento da Estação Antariksh Bharatiya (BAS).
O presidente da ISRO, S. Somanath, parabenizou as equipes do foguete e da espaçonave em declarações após a separação bem-sucedida das duas espaçonaves SpaDeX.
"Estou muito feliz em anunciar a realização bem-sucedida do lançamento do PSLV-C60 para a missão SpaDeX", disse S. Somanath. O tempo nominal para o acoplamento das duas espaçonaves é 7 de janeiro, acrescentou. Somanath também confirmou o sucesso do despliegue dos painéis solares nas duas espaçonaves.
O SpaDeX inclui duas espaçonaves de 220 quilos: SDX01, a espaçonave perseguidora, e SDX02, a alvo. As duas foram colocadas em suas órbitas circulares planejadas a 475 quilômetros de altitude e com uma inclinação de 55 graus.
A missão inclui um sistema de acoplamento indígena de baixo impacto, com uma velocidade de aproximação de cerca de 10 milímetros por segundo, além de um Laser Range Finder (LRF), Refletores Retroativos de Cubo de Canto e outros sensores avançados para facilitar manobras precisas de acoplamento. Um processador de Determinação e Propagação de Órbita Relativa (RODP) baseado em GNSS será utilizado para posicionamento relativo preciso.
"Após o acoplamento bem-sucedido e a rigidez, a transferência de energia elétrica entre os dois satélites será demonstrada antes do desacoplamento e separação das duas espaçonaves para iniciar a operação de suas respectivas cargas úteis para a vida útil da missão de até dois anos", afirmou a ISRO em um briefing da missão.
A missão faz parte dos esforços da Índia para se tornar o quarto país a desenvolver capacidades independentes de voo espacial tripulado com o programa Gaganyaan, com o primeiro voo tripulado atualmente planejado para 2026. Voos de teste não tripulados estão agendados para 2025.
A tecnologia de acoplamento também será necessária para a missão de amostragem do polo sul lunar Chandrayaan-4 da Índia, que deverá ser lançada por volta de 2027 ou 2028. O acoplamento será necessário para transferir amostras coletadas da superfície por uma espaçonave de ascensão para um módulo de serviço capaz de retornar à Terra.
O lançamento do SpaDeX e do POEM-4 foi o quinto lançamento orbital da Índia em 2024. As missões anteriores foram o lançamento do satélite de astronomia de raios-X XPoSat em janeiro, o satélite meteorológico INSAT-3DS em fevereiro a bordo de um GSLV, o lançamento do foguete SSLV para o satélite de observação da Terra EOS-08 em setembro e o lançamento da Missão Proba-3 para a Agência Espacial Europeia no início de dezembro.
Para nossos entusiastas que, por algum motivo, não puderam acompanhar ao vivo o lançamento desta incrível missão indiana, recomendamos que assistam ao replay através do link abaixo, no 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso amigo Junior Miranda.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário