A Blue Origin Realizou Teste de Ignição do Primeiro Estágio do Seu 'Foguete New Glenn' Antes do Lançamento Inaugural Previsto Para 06/01
Caros leitores e leitoras do BS!
Crédito: Blue Origin
O primeiro estágio do New Glenn da Blue Origin acionou seus sete motores BE-4 na plataforma em um teste realizado em 27 de dezembro. |
No dia de hoje (28/12), o portal SpaceNews noticiou que a empresa Blue Origin afirmou estar pronta para o primeiro lançamento do seu Foguete New Glenn após concluir um teste de ignição estática em 27 de dezembro, poucas horas depois de receber a licença de lançamento.
De acordo com a nota do portal, os sete motores BE-4 no primeiro estágio do New Glenn foram acionados pouco antes das 20h, horário do leste, no Complexo de Lançamento 36 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os motores funcionaram por 24 segundos, sendo 13 segundos a 100% de empuxo, disse a Blue Origin em um comunicado.
O teste de ignição estática foi o culminar de uma campanha de testes que envolveu o carregamento de propelentes nos dois estágios do veículo de lançamento e a realização de contagens regressivas simuladas. A empresa parecia estar se preparando para acionar os motores várias vezes mais cedo durante o dia, mas não o fez. A empresa não forneceu detalhes sobre os testes durante o andamento dos mesmos ou sobre testes semelhantes realizados em 21 de dezembro, que também não resultaram em uma ignição estática.
A empresa afirmou que a campanha de testes demonstrou as operações "do dia do lançamento" do foguete e validou os sistemas do veículo e do solo antes de uma tentativa de lançamento real. "A campanha atendeu a todos os objetivos e marca o último grande teste antes do lançamento", afirmou a empresa.
O teste ocorreu poucas horas após a Administração Federal de Aviação (FAA) conceder à Blue Origin a licença de lançamento para o New Glenn. A licença autoriza a empresa a realizar lançamentos do New Glenn a partir de Cabo Canaveral, embora com poucos detalhes sobre trajetórias específicas ou outras condições para esses lançamentos.
"Trabalhando de perto com a Blue Origin, a FAA emitiu essa nova licença de lançamento bem antes do prazo legal para o histórico voo inaugural do New Glenn", disse Kelvin Coleman, administrador associado para transporte espacial comercial da FAA, em um comunicado em 27 de dezembro.
Com a licença em mãos e o teste de ignição estática concluído, a Blue Origin parece pronta para prosseguir com o lançamento inaugural do New Glenn, possivelmente no início de janeiro. "Bem, tudo o que nos resta fazer é acoplar nossa carga útil encapsulada... e então LANÇAR!" afirmou Dave Limp, CEO da Blue Origin, em uma postagem nas redes sociais.
Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, foi mais sucinto: "Próxima parada: lançamento."
Para o teste de ignição estática, a Blue Origin disse ter usado "ferragens de demonstrador de teste de fabricação" e um simulador de massa de carga útil. Esses componentes serão substituídos pelas versões de hardware de voo das carenagens da carga útil e uma pequena carga útil, o demonstrador de tecnologia Blue Ring Pathfinder para o veículo de transferência orbital Blue Ring da empresa. Essa carga útil permanecerá acoplada ao estágio superior durante a missão.
A empresa não divulgou uma data de lançamento para o voo inaugural, chamado NG-1. No entanto, há um aviso de espaço aéreo para o lançamento do New Glenn em 6 de janeiro, entre 1h e 4h45, horário do leste, com uma oportunidade de backup no mesmo horário no dia seguinte.
A Blue Origin esperava realizar o primeiro lançamento do New Glenn em 2024 e manteve esse cronograma até meados de dezembro, quando divulgou detalhes sobre a carga útil Blue Ring Pathfinder. Essa carga útil substituiu o ESCAPADE, uma missão smallsat da NASA para Marte que deveria ser lançada no primeiro New Glenn, mas foi retirada em setembro, quando a NASA concluiu que o foguete não estaria pronto para o lançamento antes do fechamento da janela de lançamento da missão, em meados de outubro.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário