Foguete Vega-C da Europa Foi Lançado Com Sucesso Finalmente Ontem (05) Colocando em Órbita o Satélite Sentinel-1C Após Dois Dias de Atrasos

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily

No dia de hoje (06/12), o portal Space Daily noticiou que o novo Foguete Vega-C da Europa foi lançado nesta quinta-feira (05/12) da Guiana Francesa e colocou um satélite em órbita em seu primeiro voo desde o fracasso do seu último voo há dois anos.
 
De acordo com a nota do portal, após dois dias de atrasos, o foguete — crucial para a autonomia da Europa em alcançar o espaço — decolou sem problemas, transportando o Satélite Sentinel-1C para o programa de observação da Terra Copernicus da União Europeia.
 
O satélite, que fornece dados e serviços para a observação do planeta com o objetivo de entender os impactos das mudanças climáticas, foi colocado em órbita a uma altitude de cerca de 700 quilômetros (435 milhas), 1 hora e 43 minutos após a decolagem, sob aplausos estrondosos do centro de controle de Júpiter.
 
“Com a inserção do Sentinel-1C em órbita, a ESA continua um legado de Sentinelas firmes protegendo a Terra e exemplifica por que a Europa precisa de voos seguros: porque o que enviamos ao espaço oferece benefícios para a Terra, e tudo começa com um lançamento”, disse Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), em um comunicado.
 
A ESA acrescentou que o satélite fornecerá “imagens de radar de alta resolução para monitorar o ambiente em mudança da Terra” e oferece “novas capacidades para detectar e monitorar o tráfego marítimo”.
 
Este é o primeiro lançamento do foguete leve desde dezembro de 2022, quando ele não conseguiu alcançar a órbita em seu voo comercial inaugural e perdeu dois satélites, causando um novo golpe para um continente que já enfrentava dificuldades em lançar suas missões ao espaço.
 
O foguete ficou groundado por dois anos enquanto o bocal do motor do foguete Zefiro 40 — que causou o fracasso — foi redesenhado.
 
Atrasos no Voo
 
O voo de retorno do Vega-C estava inicialmente programado para terça-feira, a partir do centro espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa.
 
Esse lançamento foi adiado por um dia para permitir "verificações adicionais nas conexões elétricas do estágio superior" do foguete, disse Toni Tolker-Nielsen, diretor de transporte espacial da ESA.
 
Mas horas antes do lançamento, ele foi adiado por mais 24 horas.
 
Dessa vez, o adiamento foi "devido a um problema mecânico que impediu a remoção da plataforma móvel do Vega-C", informou a agência espacial francesa CNES em um comunicado na quarta-feira.
 
Uma plataforma móvel é uma estrutura que suporta o foguete na plataforma de lançamento.
 
Na sua última tentativa, o Vega-C decolou conforme o previsto, às 18h20, horário local (21h20 GMT).
 
Mais cedo, na quinta-feira, a missão Proba-3 da ESA, que investiga a atmosfera externa do Sol, foi lançada com sucesso por um foguete indiano.
 
A Europa tem enfrentado dificuldades para encontrar uma maneira de lançar missões de forma independente desde que a Rússia retirou seus foguetes em 2022 devido à guerra na Ucrânia.
 
Quatro anos de atrasos no novo foguete Ariane 6 da Europa agravaram a questão, forçando o continente a recorrer a rivais, como a SpaceX de Elon Musk.
 
No entanto, o foguete pesado Ariane 6 teve um voo inaugural bem-sucedido em julho, trazendo algum alívio aos esforços espaciais europeus.
 
O Vega-C mais leve foi projetado para enviar pequenos satélites para órbitas baixas da Terra.
 
Seu predecessor, o Vega, fez seu último lançamento em setembro, o que aumentou a importância do retorno do Vega-C à ativa.
 
Quatro lançamentos usando o Vega-C estão planejados para o próximo ano, seguidos por mais cinco em 2026, disse Tolker-Nielsen.
 
O satélite Sentinel-1C usará radar para monitorar o ambiente da Terra como parte do programa Copernicus da UE, que fornece dados climáticos e outros para governos e empresas.
 
Caso algum de nossos entusiastas tenha o interesse em acompanhar como foi o lançamento desta Missão do Foguete Europeu Vega-C, recomendamos que o façam pelo link abaixo do 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do nosso amigo Junior Miranda.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários