O Estágio Central do 'Foguete SLS' da 'Missão Artemis II' é Posicionado Para Integração na Flórida

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem credito: NASA/Adeline Morgan
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (13/12), o portal Space Daily noticiou que o estágio central do Foguete Space Launch System (SLS) da NASA, projetado para a missão lunar, agora está na posição vertical dentro da High Bay 2 do Vehicle Assembly Building no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A manobra foi concluída na terça-feira, 10 de dezembro de 2024, marcando um passo significativo na preparação para a Missão Artemis II.
 
De acordo com a nota do portal, o estágio central, que chegou ao Centro Espacial Kennedy em 23 de julho, estava previamente armazenado na posição horizontal no corredor de transferência da instalação. Sua transferência para a High Bay 2 permite que os técnicos da NASA e da Boeing tenham acesso completo de 360 graus ao estágio para trabalhos detalhados, tanto no interior quanto na parte externa. Essa mudança também libera espaço no corredor de transferência, possibilitando a continuidade da integração de dois propulsores de foguete sólidos no Mobile Launcher 1, na High Bay 3.
 
A Boeing, juntamente com o subcontratado Futuramic, realizou extensas reformas na High Bay 2, otimizando-a para apoiar o processamento eficiente dos estágios centrais da Artemis, incluindo o Artemis II e futuras missões.
 
A High Bay 2 tem uma história significativa, tendo sido usada durante a era Apollo para empilhamento dos foguetes Saturno V e, posteriormente, para verificação e armazenamento dos tanques externos durante o Programa do Ônibus Espacial. Para o Artemis II, ela agora serve como um centro crucial na montagem do foguete SLS.
 
O Artemis II representa a primeira missão tripulada da NASA no programa Artemis, com uma jornada de 10 dias ao redor da Lua e de volta. A missão levará os astronautas da NASA Victor Glover, Christina Koch e Reid Wiseman, juntamente com o astronauta da Agência Espacial Canadense Jeremy Hansen.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários