A FAA Emitiu Autorização de Licença Para o 7º Voo do Trambolho Espacial 'Starship' da SpaceX

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Imagem: Space Daily

No dia 18/12, o portal Space Daily noticiou que a Administração Federal de Aviação (FAA) havia emitido uma modificação de licença permitindo que a SpaceX realize múltiplas missões de seu veículo Starship/Super Heavy sob o perfil da Missão Voo 7. A FAA confirmou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais e de licenciamento necessários para este próximo voo de teste suborbital.
 
"A FAA continua a aumentar a eficiência em nossas atividades de determinação de licenciamento para atender às necessidades da indústria de transporte espacial comercial", disse Kelvin B. Coleman, Administrador Associado para Transporte Espacial Comercial. "Esta modificação de licença que estamos emitindo está bem à frente da data de lançamento do Voo 7 da Starship e é mais um exemplo do compromisso da FAA em permitir o transporte espacial seguro."
 
A missão Voo 7 verá o veículo combinado Starship/Super Heavy decolar do local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, Texas. O plano da missão inclui o foguete propulsor Super Heavy retornando ao local de lançamento para uma tentativa de captura precisa usando a torre de lançamento, enquanto o veículo Starship terá como alvo um pouso na água no Oceano Índico, a oeste da Austrália. Para detalhes sobre a data de lançamento, a SpaceX deve ser contatada diretamente.
 
O programa Starship opera sob uma licença de lançamento FAA Parte 450, que regula as operações espaciais comerciais.
 
Exceções de Danos Induzidos Pelo Teste
 
A autorização para o Voo 7 inclui exceções específicas para Danos Induzidos pelo Teste. Essas exceções cobrem cenários onde falhas em certos sistemas podem ocorrer durante o teste de voo sem desencadear uma investigação de acidente, desde que a segurança pública não seja comprometida.
 
A FAA aprovou cinco exceções com base nos objetivos de teste declarados pela SpaceX:
 
* Falha do escudo térmico sob aquecimento intenso.
 
*Falha do sistema de flaps durante alta pressão dinâmica.
 
* Falha do sistema de motores Raptor durante a queima de pouso da Starship.
 
* Falha do sistema de motores Raptor durante queimas de demonstração no espaço.
 
* Falha dos sistemas do Super Heavy durante o processo de segurança pós-captura do propulsor.
 
Em cada caso, nenhuma investigação será necessária, desde que não haja lesões graves, fatalidades, danos materiais não relacionados à missão ou destroços fora das zonas de risco designadas.
 
Entrada Controlada e Não Controlada da Starship
 
Além disso, a modificação da licença permite que a SpaceX realize uma entrada controlada ou não controlada do veículo Starship. Caso a SpaceX opte por uma entrada não controlada, ela deve notificar a FAA antes do lançamento. Sob essa condição, a perda do veículo Starship será tratada como um evento planejado.
 
Assim como nas exceções de danos, nenhuma investigação será necessária para uma entrada não controlada, a menos que resulte em lesões, fatalidades, danos materiais não relacionados ou destroços que saiam além das zonas aprovadas.
 
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