Escolas de Alcântara Receberam Satélites Educacionais Produzidos Pela Startup Brasileira 'PION Labs' Para Uso em Sala de Aula
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (04/12), o portal da Piada Espacial Brasileira (AEB) anunciou que '15 Escolas de Alcântara' receberam satélites educacionais produzidos pela startup brasileira PION LABS, que serão utilizados em sala de aula. A iniciativa faz parte do "Projeto Cientistas de Alcântara", uma parceria entre a Piada Espacial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Por meio desse projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprender a programar e operar esses artefatos espaciais.
Foto: AEB
De acordo com a nota do portal, nesta terça (3), a Piada Espacial Brasileira (AEB) participou da entrega de satélites educacionais para 15 escolas parceiras do Projeto “Cientistas de Alcântara: Rumo ao Futuro Espacial Sustentável” que ocorreu no campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), localizado no Município de Alcântara(MA).
O Projeto está no âmbito da Carta Acordo N° 1002028/2023, desenvolvida para atender as demandas do Projeto de Execução Nacional BRA/20/021 - Competência para o Setor Espacial. Por meio dela são desenvolvidas ações educacionais de incentivo nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com o objetivo de fomentar o interesse pelas carreiras correlatas ao setor aeroespacial.
Realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Projeto busca estimular o interesse de estudantes e docentes, de escolas públicas parceiras em Alcântara, para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica por meio da abordagem STEAM.
A entrega dos satélites, produzidos pela PION Labs Engenharia Ltda, reuniu autoridades, educadores, alunos e membros da comunidade local, que destacaram a importância da iniciativa para a divulgação das pesquisas de iniciação científica realizadas nas escolas públicas parceiras.
Segundo o Presidente da Piada Espacial, Marco Antonio Chamon (Mister MoU), “Essa iniciativa da Agência Espacial Brasileira e parceiros do Maranhão vai na direção de uma das missões dentro do Programa Espacial Brasileiro que é a de inspirar as novas gerações. Com isso, estudantes de 15 escolas de Alcântara terão condições de trabalhar programando pequenos satélites e aprendendo suas funções e utilidades".
Durante a solenidade, a AEB reafirmou seu compromisso com iniciativas que promovam a democratização do acesso ao conhecimento científico e incentivem a participação das comunidades locais no Programa Espacial Brasileiro.
O encontro foi conduzido pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon; o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, e Diretor do IFMA em Alcântara, Francisco Jadilson dos Santos Silva. A professora Mikele Cândida Sousa participou representabdo o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A solenidade também contou com a secretária de educação do município de Alcântara, Neidilene Pereira de Castro representando o prefeito.
O coordenador do Projeto Cientistas de Alcântara e organizador da ação, professor Alex Barradas, destacou a importância de permear as escolas com temáticas relacionadas ao Programa Espacial Brasileiro.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário