A Empresa Southern Launch Recebeu Aprovação Total Para a 'Plataforma de Foguetes Whalers Way' na Austrália do Sul
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (04/11), o portal Space Daily informou que a principal fornecedora de espaço na Austrália, Southern Launch Ltd, obteve todas as aprovações para o Complexo de Lançamento Orbital Whalers Way, localizado na Península Eyre, na Austrália do Sul. A construção de instalações permanentes agora seguirá em frente, com os primeiros lançamentos planejados para o final de 2025.
OBS: Não confundam esse novo sitio de lançamento de foguetes com o Koonibba Teste Range, também na Austrália, que pertence a mesma empresa, e de onde em 2026, será lançado o foguete brasileiro VSB-30 com o experimento europeu 'Reusability Flight Experiment (ReFEx)'.
Segundo a nota do portal, o CEO da Southern Launch, Lloyd Damp, enfatizou a importância do acesso ao espaço, observando: "O acesso ao espaço é crítico para a humanidade, com muitos locais de lançamento existentes operando perto da capacidade. O Complexo de Lançamento Orbital Whalers Way permite acesso rápido à órbita graças ao nosso clima favorável durante todo o ano e ao tráfego marítimo e aéreo mínimo. Além disso, a Southern Launch obteve todas as aprovações necessárias sob a legislação australiana, removendo ainda mais obstáculos para as empresas espaciais."
O Complexo de Lançamento Orbital Whalers Way oferece uma impressionante gama de capacidades de lançamento, suportando trajetórias de 55 a 177 graus, incluindo órbitas polares, sun-síncronas e de inclinação de 135 graus. O local contará com duas plataformas de lançamento, edifícios de montagem de veículos, salas limpas e instalações de integração, permitindo até 42 lançamentos por ano.
As aprovações concedidas cobrem todos os requisitos ambientais, garantindo que as empresas de foguetes possam utilizar o local sem necessidade de avaliações adicionais. A Southern Launch assumirá total responsabilidade por manter a conformidade com as diretrizes ambientais.
"Nossa abordagem é fornecer serviços personalizados para ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos de missão," acrescentou Lloyd. "Nossa equipe cuida de todas as aprovações necessárias e medidas de segurança, e nossas plataformas de lançamento podem ser adaptadas ou reservadas para clientes que exigem lançamentos frequentes."
O complexo inclui infraestrutura de rastreamento e telemetria para monitorar lançamentos desde a decolagem até a separação da carga útil, e também é capaz de suportar testes de voo hipersônico. "Nós projetamos o Complexo de Lançamento Orbital Whalers Way com versatilidade em mente," explicou Lloyd. "Entendemos que o acesso ao espaço não é um modelo único para todos. O complexo foi desenvolvido em um local que permite diferentes trajetórias de lançamento e azimutes, para que as empresas de tecnologia espacial possam chegar onde precisam."
Além do Whalers Way, a Southern Launch também opera o Koonibba Test Range, um local de lançamento suborbital que está se tornando rapidamente um ponto-chave para o retorno da tecnologia espacial da órbita, com várias missões planejadas para 2025. Juntas, essas duas instalações espaciais — a menos de 400 km de distância uma da outra — oferecem um conjunto abrangente de capacidades para a indústria espacial australiana.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário