NASA Anunciou Que Sua 'Sonda Psyche' Tirou Suas Primeiras Fotos do Espaço em Testes de Câmera

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada ontem (06/12) no site ‘Canaltech’ a notícia de que segundo comunicado da NASA, a ‘Sonda Psyche’, aquela mesma que já segue rumo ao Asteroide 16 Psyche, ativou suas câmeras nesta segunda-feira (4) e as apontou na direção da Constelação Peixes, capturando assim imagens que mostraram o seu bom funcionamento. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Avante Sonda Psyche!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Psyche Tira Primeiras Fotos do Espaço em Testes de Câmera
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
06 de Dezembro de 2023 às 15h11
Fonte: JPL
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

A sonda Psyche tirou suas primeiras fotos do espaço. Segundo um comunicado da NASA, a espaçonave ativou suas câmeras nesta segunda-feira (4) e as apontou para a direção da constelação Peixes, capturando imagens que mostraram o bom funcionamento delas.
 
Ela foi lançada em outubro rumo ao Cinturão de Asteroides, e só deve chegar lá em 2029. Assim, para garantir que seus instrumentos vão funcionar corretamente durante a viagem, os cientistas testaram todos os dispositivos dela.
 
Um dos instrumentos verificados foi o de imagens, formado por um par de câmeras idênticas. O dispositivo tirou quase 70 fotos de uma região repleta de estrelas na constelação de Peixes, e os dados obtidos vão ajudá-los a ajustar a câmera conforme necessário.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU)
Região na constelação Peixes; a estrela mais brilhante da foto é mu Pisces, que aparece no canto inferior direito como mu Piscium.
 
A foto acima é um mosaico, que mostra várias estrelas registradas em dados "crus". Isso significa que o ruído registrado (como luzes vindas de outras fontes) não foi removido. Ela é a primeira luz do instrumento, ou seja, representa seu primeiro uso.
 
Jim Bell, cientista líder dos instrumentos de imagem da Psyche, explica que estas fotos são apenas o começo do que a missão vai oferecer. “Começamos a checar as câmeras com fotos de estrelas como estas, e então, em 2026, vamos testar imagens de Marte durante o sobrevoo da nave”, explicou.
 
Em 2029, eles devem receber as fotos mais aguardadas da missão. “Finalmente vamos receber nossas fotos empolgantes: as do nosso alvo, o asteroide Psyche”, acrescentou. E, claro, estes registros vão ser divulgados para o público.
 
Durante as observações iniciais, os cientistas testaram os diferentes filtros de cores da câmera. Estes filtros vão permitir que capturem imagens em comprimentos de onda visíveis e invisíveis aos olhos humanos, que vão ajudar a determinar a composição do asteroide 16 Psyche.
 
Outro instrumento testado foi o magnetômetro da Psyche, que vai coletar dados importantes sobre a formação do asteroide. Eles concluíram que o dispositivo pode detectar campos magnéticos bem pequenos com precisão, e pouco após ativá-lo, tiveram uma surpresa: ele detectou uma ejeção de massa coronal vinda do Sol! Desde então, os pesquisadores vêm acompanhando as mudanças no clima espacial durante a jornada da sonda.

Comentários