O 'Satélite CBERS-4A', o Último Até Agora do 'Programa CBERS', Completou no Dia de Ontem (20/12), o Seu Quarto Ano em Órbita

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma nota pistada ontem (20/12) pelo site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para comemora o quarto ano de operação em órbita do até agora último satélite do Programa CBERS, ou seja, o Satélite CBERS-4A.
 
Pois então entusiastas do BS, na contagem da galera da AEB depois de 4 vem 6, e assim com essa anomalia e tantas outras, como o tal ‘Satélite SabiAzonia-1B’, a Sociedade Brasileira vai sendo enganada por esses energúmenos que gerem essa piada espacial e o nosso pífio Programa Espacial Governamental. Vamos continuar aguardando entusiastas do BS para ver se em algum momento a Margarida vai aparecer.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
CBERS-4A Completa Seu Quarto Ano de Operação em Órbita
 
Serviço de Comunicação Social – SECOM 
Publicado em 20/12/2023 - 09h38
Atualizado em 20/12/2023 - 11h53
Créditos: Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE).
Fonte: Site do INPE - https://www.gov.br/inpe
 
Imagem câmera WPM
Recorte imagem Jardim Botânico, Curitiba – PR.
 
Hoje, 20 de dezembro de 2023, celebramos com grande entusiasmo o quarto aniversário do lançamento do Satélite CBERS-4A, um marco importante na parceria tecnológica entre Brasil e China. Desde seu lançamento em 20 de dezembro de 2019, o CBERS-4A tem sido uma ferramenta fundamental em nossa busca por dados precisos de sensoriamento remoto, contribuindo imensamente para diversas áreas de pesquisa e monitoramento.
 
Ao longo destes quatro anos, o CBERS-4A tem cumprido sua missão com notável sucesso. Equipado com três câmeras: MUX e WFI (desenvolvidas pelo Brasil) e WPM (desenvolvida pela China), o satélite proporciona uma multiplicidade de dados, abrangendo desde o acompanhamento de desmatamento florestal, de expansões agrícolas e urbanas até o monitoramento de desastres naturais.
 
Com resoluções espaciais e revisitas variadas, as câmeras do CBERS-4A garantem a produção de imagens detalhadas e de alta qualidade, atendendo a uma ampla gama de aplicações científicas. O compromisso técnico entre resolução espacial, espectral e ciclo de revisita reflete o avanço contínuo no campo de sensoriamento remoto.
 
Destacamos também o papel essencial do CBERS-4A em situações de emergência global, fornecendo imagens para o “International Charter Space and Major Disasters”, um consórcio de agências espaciais de vários países. Esta colaboração destaca a importância do Programa CBERS não apenas para Brasil e China, mas para o mundo, além de proporcionar posição de destaque que Brasil e China ocupam no cenário internacional de sensoriamento remoto.
 
Em seus quatro anos de operação, mais de 200.000 imagens geradas pelo satélite foram distribuídas gratuitamente, impactando órgãos governamentais, instituições de ensino e empresas. A política de distribuição de dados livres adotada pelo INPE em 2004 influenciou positivamente Programas semelhantes, como por exemplo, os Programas Landsat e Sentinel que também passaram a disponibilizar imagens gratuitas. As imagens geradas pelo CBERS 4A estão disponíveis para o público no Catálogo de Imagens de Satélite, disponível no site do INPE, acessível através do link http://www.dgi.inpe.br/catalogo/explore.
 
A Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE) e a Direção do INPE homenageiam e agradece a todos os envolvidos neste projeto notável, desde a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), responsáveis pela implementação da cooperação, o INPE e a Chinese Academy of Space Technology (CAST), executores técnicos da missão, e todos os colaboradores que trabalharam em todas as fases de desenvolvimento, construção,lançamento e operação em órbita deste satélite.
 
Imagem câmera WPM
Recorte imagem Jardim Botânico, Curitiba – PR.
 
Imagem câmera WFI
Nova Brasilândia, Campo Verde – MT.

Comentários