Finalmente Após Vários Atrasos, Foi Lançado Com Sucesso no Dia de Ontem (29) da Flórida, o 'Avião Espacial Militar Secreto X-37B' dos EUA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/12) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que finalmente após vários atrasos, o Foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado na sexta-feira (29) da Flórida transportando a misterioso Avião Espacial Militar X-37B dos EUA. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
HOME – ESPAÇO
 
VÍDEO: SpaceX Falcon Heavy Lança Espaçonave Militar Secreta dos EUA 
 
Um foguete SpaceX Falcon Heavy foi lançado com a secreta espaçonave experimental X-37B do Pentágono na sexta-feira. 
 
Por Fernando Valduga
29/12/2023 - 10:10
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br
 

Após vários atrasos, o foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado na sexta-feira da Flórida transportando a misteriosa espaçonave militar dos EUA X-37B que realizará novas pesquisas avançadas.
 
O foguete da empresa liderada por Elon Musk decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 20h37 hora local (21h37 horário de Brasília), carregando o avião espacial X-37B não tripulado dentro de uma cápsula no topo do foguete.
 

O lançamento aconteceu depois de mais de duas semanas de atrasos e partidas abortadas devido ao mau tempo e alguns problemas técnicos. A espaçonave foi transportada de volta ao seu hangar antes de decolar na sexta-feira. O lançamento também tem um toque de rivalidade espacial entre EUA e China, de acordo com a Reuters, porque o Shenlong da China ou “Dragão Divino” foi lançado duas semanas antes.
 
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou poucos detalhes sobre o X-37B, que é construído pela Boeing, e a SpaceX apenas citou o codinome da missão do Pentágono – USSF-52 – em seu comunicado sobre o lançamento. Anteriormente, o Pentágono havia dito que a sétima missão do X-37B envolveria “múltiplos experimentos de ponta”.
 

“Esses testes incluem operar o avião espacial reutilizável em novos regimes orbitais, experimentar futuras tecnologias de reconhecimento de domínio espacial e investigar os efeitos da radiação em materiais fornecidos pela NASA”, disse o Departamento de Capacidades Rápidas da Força Aérea dos EUA em um comunicado no mês passado.
 
O X-37B tem aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus e possui uma linguagem de design que remonta à época do ônibus espacial. Ele foi construído para implantar muitas cargas úteis diferentes e conduzir experimentos tecnológicos em voos orbitais de anos de duração. A nave foi projetada para voltar pela atmosfera e pousar em uma pista como um avião.
 

Segundo a Boeing, o X-37B é alimentado por painéis solares e possui tecnologia aviônica que automatiza todas as funções de saída de órbita e pouso. Não há sistema hidráulico a bordo e todos os controles de voo e freios são operados por atuação eletromecânica. O avião também é construído com um compósito que é mais leve que o alumínio.
 
O lançamento na sexta-feira foi a primeira vez que a espaçonave viajou no SpaceX Falcon Heavy, um dos foguetes operacionais mais poderosos, capaz de transportar cargas úteis de até 26.700 kg (58.900 libras) para as profundezas do espaço. A espaçonave secreta já foi lançada no SpaceX Falcon 9 e no foguete Atlas V construído pela United Launch Alliance, que é uma joint venture entre a Lockheed Martin e a Boeing.
 

Há também indícios de que o X-37B seja projetado para órbitas mais distantes, talvez até para a Lua e Marte, segundo a CNN. Se viajar tão profundamente no espaço, poderá ser mais difícil para os observadores do céu na Terra descobrirem onde o veículo está. O X-37B ajuda os Estados Unidos a realizar experiências para compreender os níveis das suas operações espaciais em curso e futuras, ao mesmo tempo que ultrapassa os limites do que é possível.

Comentários

  1. Estados Unidos - O X-37B finalmente está na orbita da Terra! Vamos aguardar o resultado desta missão "secreto" do pentágono.

    ResponderExcluir

Postar um comentário