Empresa Parceira da NASA Apresenta Projeto de Uma 'Cúpula' Planejada Para Servir Como "Horta" no Planeta Marte, ou em Qualquer Clima da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (30/11’) no site “R7”, destacando que uma empresa chamada Interstellar Lab que foi criada em 2018, apresentou em parceria com a NASA, um projeto planejado para servir como "horta" no Planeta Marte ou em qualquer clima da Terra. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Notícias - Tecnologia e Ciência
 
Laboratório Revela Tecnologia Para Cultivar Plantas em Marte e em Qualquer Clima da Terra
 
Fabricante do BioPod trabalha com a NASA para produzir comida nutritiva para astronautas em futuras missões espaciais
 
Do R7, com Reuters
30/11/2023 - 02h00
 
Fotos: Gonzalo Fuentes/REUTERS - 27.11.2023

Uma empresa de tecnologia apresentou uma solução para cultivar vegetais frescos em qualquer lugar do mundo. Ou de parte do Sistema Solar! Este é o BioPod, uma cúpula planejada para servir como "horta" em Marte, por exemplo, quando a exploração espacial estiver mais avançada.
 

A ideia foi da empresa Interstellar Lab, que afirma ainda que o projeto pode tornar a agricultura mais sustentável — e estética, como podemos ver por essas cores fortes e modernas.
 

Isso significa que o dispositivo pode cultivar plantas com muito mais eficiência do que uma estufa tradicional. E ainda resolver um desafio antigo de missões mais longas: como manter os astronautas bem nutridos.
 

O laboratório foi fundado por Barbara Belvisi, em 2018, inspirado em técnicas e pesquisas espaciais. Atualmente, a empresa trabalha em parceria com a NASA para criar um cubo de cultivo que pode ser usado em futuras missões fora do planeta.
 

"Biopod é como uma estufa superavançada que irá coletar CO2 da atmosfera, reciclar a água, otimizar totalmente as condições. Assim, não apenas aceleraremos o crescimento das plantas, mas desencadearemos a produção de moléculas específicas dentro da planta", afirma Belvisi.
 

A necessidade de uma produção alimentar autônoma e com baixo desperdício, que exija recursos mínimos, tornou-se mais importante à medida que a agência espacial planeja voltar à Lua e ir além dela.
 

Mas a empresa afirma que a inovação é também uma forma de ajudar o futuro do nosso planeta. "Não acredito no plano B. Só existe um plano que é o plano A, que é a Terra. Aprendemos como preservar a vida na Terra e então esta tecnologia pode ajudar a preservá-la aqui", afirmou Belvisi.
 

Comentários