A Startup Australiana 'Space Machines Company (SMC)' Está Projetando Um 'Veículo Orbital de Serviço' Utilizando o 'Portfólio de Software Industrial Siemens Xcelerator'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (13/12) no site “R7”, destacando que a empresa  ‘Siemens Digital Industries Software’ anunciou que a startup australiana ‘Space Machines Company (SMC)’, que atua na área de serviços de logística em órbita, está usando o Portfólio de Software Industrial Siemens Xcelerator para projetar e construir o seu ‘Veículo Orbital de Serviço Optimus’. Entenda melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Notícias - Prisma - Luiz Fara Monteiro
 
Espaçonave Para Transporte e Logística no Espaço é Projetada Com Portfólio da Siemens
 
Startup australiana Space Machines Company usa soluções do portfólio Siemens Xcelerator para projetar, simular e fabricar seu veículo orbital de serviço Optimus, que vai fornecer assistência para satélites que orbitam no espaço
 
Por Luiz Fara Monteiro
13/12/2023 - 19h22
 
Imagem: Space Machines Company
A Space Machines Company: portfólio Siemens para serviços de transporte e logística.
 
A Siemens Digital Industries Software anunciou hoje que a Space Machines Company (SMC), uma startup australiana de serviços de logística em órbita, está usando o portfólio de software industrial Siemens Xcelerator para projetar e construir seu veículo orbital de serviço Optimus. Uma das maiores espaçonaves comerciais projetadas, fabricadas e montadas na Austrália está em fase de desenvolvimento no Tech Lab da Universidade de Tecnologia de Sydney.
 
O Optimus pesa 270 quilos e será lançado por um foguete da SpaceX dos Estados Unidos para ajudar a taxiar satélites comerciais em suas trajetórias orbitais ao redor da Terra e além, fornecendo assistência aos satélites que orbitam no espaço. O principal objetivo do Optimus será realizar serviços, manutenção e reparos e prolongar a vida útil de outros satélites em órbita.
 
A SMC está usando o software NX™ no projeto e modelagem, o software Simcenter™ na simulação e análise de elementos termomecânicos e o software Teamcenter® X as a service (SaaS) para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) baseado na nuvem, que ajudou a reduzir custos e tempo, além de proporcionar ganhos de produtividade às equipes que trabalham no Optimus.
 
“O veículo de serviços e logística em órbita é a nova fronteira na inovação espacial. Muitos aspectos fundamentais do nosso cotidiano, como atividades bancárias, previsão meteorológica e comunicações globais, dependem da capacidade dos satélites de fornecer estes serviços. Existem mais de 7 mil satélites ativos em órbita ao redor da Terra. Esses satélites, além dos novos que entrarem em órbita, precisam de um ambiente operacional sustentável e seguro. Oferecemos aos clientes soluções responsivas e acessíveis de serviços e segurança em órbita”, disse Rajat Kulshrestha, CEO da Space Machines Company.
 
“Para fazer o que fazemos, precisamos do software certo que seja ágil em um ambiente de ritmo acelerado e que possa expandir conforme crescemos. O software da Siemens é fundamental para a nossa capacidade de reduzir as iterações de projeto e desenvolvimento sem comprometer os objetivos da missão. Além disso, nos ajuda a garantir um ambiente digital unificado, permitindo criar rapidamente protótipos no gêmeo digital, ajudando a entender como o Optimus vai se comportar em órbita em condições desconhecidas.”
 
Para ser usado nas fases de projeto e manufatura, o hardware e software da SMC passam por rigorosas fases de testes que exigem um sistema de PLM robusto. O Teamcenter X ajuda em todo o processo, desde mudanças rápidas no projeto, execução de simulações e validação, até a fabricação e montagem final – usando o gêmeo digital abrangente da Siemens.
 
“A indústria espacial é uma das mais inovadoras da Austrália no momento. Com o software da Siemens, organizações de todos os portes podem inovar e desenvolver soluções com funções importantes no nosso dia-a-dia”, disse Samantha Murray, vice-presidente e diretora administrativa da Siemens Digital Industries Software para a Austrália e Nova Zelândia. “É um orgulho ver que a Space Machines utiliza o nosso software para ultrapassar os limites da logística espacial e estar à frente na indústria espacial da Austrália. Enquanto vemos a indústria espacial se expandindo, fazendo parte de um forte ecossistema, o software é o principal facilitador que ajuda a nivelar o campo de atuação para todos.”
 
Para saber mais sobre como a plataforma Siemens Xcelerator está sendo usada na indústria espacial em expansão por outras empresas líderes de tecnologia espacial na região, incluindo a Hypersonix e a Gilmour Space Technologies, além de outros pioneiros da indústria espacial, como Sierra Space e Space Perspectives, visite: Link.
 
A Siemens Digital Industries Software ajuda empresas de todos os portes em sua transformação digital usando software, hardware e serviços da plataforma Siemens Xcelerator. O software e o gêmeo digital abrangente da Siemens permitem que as empresas otimizem seus processos de projeto, engenharia e manufatura para transformar as ideias de hoje em produtos sustentáveis do futuro. De chips a sistemas inteiros, de produtos a processos, para todos os setores.

Comentários