Jovem Equipe de Alunos do 'SESI Concórdia (SC)' Está Participando Com o Lançamento de Um Satélite, da 'I Olimpíada Brasileira de Satélites do MCTI'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma notícia publicada ontem (06/12) no site Rádio Rural destacando que uma equipe de alunos do SESI de Concórdia (SC) denominada de 'Equipe Halley', está participando em Natal (RN) da ‘I Olimpíada Brasileira de Satélites do MCTI’, onde estarão (segundo a matéria), representando toda a Região Sul do Brasil, como também lançando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) um satélite para o espaço através de um foguete. Entendam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então leitores e leitoras do BS, essa matéria não explica nada sobre o foguete que será usado para lançar este que deve ser um CANSAT, e que na verdade jamais chegará ao espaço, pois os foguetes de treinamento disponíveis no CLBI (FTI e FTB) não atingem a Linha de Karman (100 km de altitude), que é limite de nossa atmosfera, e até onde sei, não existe ainda nenhum foguete privado no Brasil que alcance essa altitude. Bom Duda, será que poderia ser o VS-30 ou mesmo um VSB-30? Acho muito improvável que sejam, pois são foguetes muito caros para essa atividade. Estamos ainda investigando para descobrir que foguete será esse.
 
Curioso também a falta de divulgação por parte do MCTI desta que segundo a matéria será a terceira fase desta I Olimpíada Brasileira de Satélites. Porém incompetência e interesses outros fazem parte do dia a dia dessa gente desqualificada. Enfim...
 
Desde já, o BS parabeniza a professora ‘Jandira Saiba’ e seus alunos pela grande oportunidade, afinal a educação é uma das bandeiras do BS, além do essa galerinha fizeram por merecer, e eles não tem nada haver com os desmandos que vem assolando este Território de Piratas.
 
Brazilian Space
 
EDUCAÇÃO
 
VÍDEO: Alunos de Concórdia Estão em Natal Para Lançar um Satélite Para o Espaço
 
Eles estão participando das Olimpíadas Brasileira de Satélites MCTI
 
Por Lucas Villiger
06/12/2023 às 09h47
Atualizada em 06/12/2023 - 13h35
Fonte: Site Rádio Rural - https://www.radiorural.com.br
 

Os alunos do Sesi de Concórdia estão participando da Primeira Olimpíadas Brasileira de Satélites, em Natal, no Rio Grande do Norte. Os estudantes, que compõem a Equipe Halley, viajaram no início da semana para a fase nacional das Olimpíadas, onde representam toda a região Sul do Brasil, como também lançarão um satélite para o espaço através de um foguete.
 
Na terceira fase das Olimpíadas, que aconteceu neste ano, os alunos foram para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde o satélite (que foi construído por eles) foi testado e posteriormente foi lançado até a estratosfera, através de um balão volumétrico. Nesta fase os alunos de Concórdia conquistaram o primeiro lugar, sendo assim passaram para a fase nacional.
 
Os alunos estão, nesta quarta-feira, 06, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal. Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.
 

Essa fase das Olimpíadas começa nesta quarta, dia 06, e termina no sábado, dia 09. É possível acompanhar a jornada da Equipe Halley através do Instagram do Sesi, do Senai e da própria equipe Halley. É possível também que no dia do lançamento do foguete a população de Concórdia possa acompanhar a transmissão direto da Rua Coberta (ainda a confirmar).
 
A equipe Halley foramada pelos alunos Matheus Beck, Ana Clara Martello e Luís Guero e é coordenada pela professora Jandira Saiba. O satélite construído pela equipe contém diversos sensores, que uma vez na microgravidade, ele possa monitorar e coletar informações pertinentes sobre temperatura, umidade, CO2, pressão e etc.
 
 Acompanhe o vídeo da equipe no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno:


Comentários

  1. Supondo que seja na verdade a 2a iteração da Olimpíada, indico para mais informações o caderno do evento, disponível no github da Olimpiada: 3https://github.com/OBSAT-MCTI/OBSAT-MCTI/blob/main/caderno_de_programa_eventos/2a_OBSAT_MCTI/Caderno_de_programa_2a_OBSAT_MCTI_Evento_CLBI_CVTE.pdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário