Assinados Pela FINEP os Contratos do Edital do 'Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP)'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, no dia de ontem (13/12) foi assinado em Brasília o contrato para o desenvolvimento do tal Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), fruto do edital Lançado pela FINEP.
 
A história sobre esse tal edital entusiastas do BS é longa e controversa, e inicialmente a FINEP havia selecionado o consórcio de empresas liderado pela empresa AVIBRAS (Avibras, CLC Consultoria, Edge of Space, Legado Usinagem, Orbital Engenharia e Pion Labs) como a vencedora do edital, porém após a Avibras não conseguir resolver o seu imbróglio jurídico dentro do prazo dado pela FINEP, acabou sendo desclassificada, e os consórcios liderados pela empresa CENIC (Cenic, Concert Technologies, PLASMAHUB e Etsys) e o liderado pela empresa AKAER (Akaer, Acrux, Breng Engenharia e Emsisti), que haviam ficado em segundo e terceiro lugar respectivamente, foram catapultados juntos a conquista deste edital, e isto com a desculpa da FINEP que estas propostas teriam sido aprovadas fora do limite inicial de recursos e contemplados com recursos adicionais, como se pode notar abaixo, coisa que segundo o Prof. Rui Botelho constitui uma irregularidade, já que o Edital só previa um vencedor (conversa para mais tarde).
 
 
Apesar disso entusiastas do BS, como eu disse no inicio desta nota, o contrato do VLPP foi assinado em solenidade realizada no dia de ontem em Brasília, e não demorou muito para a AKAER publicar a nota abaixo em suas redes sociais, comemorando a assinatura do contrato.
 

Porém não conseguir encontrar nenhuma nota semelhante da CENIC comemorando o fato, consórcio este que em minha opinião tem a FAB e o seu sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) por trás. Mas fica a pergunta entusiastas do BS, quem vencerá essa disputa, ou seja, quem realmente vai conseguir concluir o projeto do VLPP?
 
Vale aqui destacar que em teoria o consórcio da CENIC sai na frente do consórcio da AKAER, pois terá a sua disposição toda infraestrutura de testes já montada no IAE, bem como as licenças necessárias para esses testes, enquanto o consórcio da AKAER terá ainda de construir essa infraestrutura, bem como também obter as licenças necessárias.
 
Entretanto, vale aqui lembrar que apesar de sair na frente, o Consorcio CENIC/FAB padece da incompetência e da morosidade instalada no IAE há anos, enquanto o Consórcio da AKAER é composto por uma empresa muito bem sucedida na área de defesa, que terá o apoio de startups dinâmicas ligadas a Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB) com um bom histórico nesta área de foguetes. A corrida amigos e amigas está lançada, e resta saber quem vencerá esta competição, a incompetência ou a competência? No Brasil infelizmente a segunda opção está perdendo a guerra. Façam suas apostas.
 
Entretanto, vale aqui lembrar que como eu disse anteriormente a irregularidade apontada neste edital pelo Prof. Rui Botelho, poderá levá-lo a ser questionado a qualquer momento. Vamos aguardar.
 
Agora visando esclarecer a confusão gerada pela informação postada pelo Canal Caiafa Master no youtube, do nosso amigo Caiafa, a própria Avibras publicou logo depois a nota abaixo esclarecendo o fato:


Notem que na nota da Avibras, a empresa afirma já ter feito com sucesso o carregamento do Motor S-50 (o quinto motor fabricado) dos Foguetes VS-50/VLM-1, certamente o que será testado em banco de provas estático com a tubeira móvel na Usina Coronel Abner, isto é, caso a empresa esteja dizendo a verdade. Vamos aguardar os acontecimentos.
 
Brazilian Space

Comentários

  1. O Old Space tem futuro no território de piratas

    ResponderExcluir
  2. MUCHO ÉXITO para AKAER y todo el NewSpace brasilero!

    ResponderExcluir
  3. Nasa: Redstone, Atlas, Saturn V, SLS.
    SpaceX: Falcon 1, Facon 9, Falcon Heavy, Starship.
    Brasil: VLS, VLM, VLPP
    Jaja sai o VLA, ou Veículo Lançador de Átomos.
    P****, A Coreia do Norte meteu um satélite em órbita.. A COREIA DO NORTE. que não da nem pra ver do espaço a noite..

    ResponderExcluir
  4. Lembrando Brasil: VLS ( nunca funcionou correto e nunca orbitou , VLM sonho , ainda não existe , VLPP sonho ainda não existe , resumindo , não existe PEB no BRASIL pq os EUA não permite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas "permite" na Argentina......kkkkk, é fácil culpar os outros pela nossa incompetência, tem boicote sim mas aqui é território de piratas, e o PEB reflete seu país e seu povo!país sem futuro, sem visão

      Excluir
  5. O "Old Space" Brasileiro literalmente um bando de Pirata corsários".

    ResponderExcluir

Postar um comentário