Missão Lunar Brasileira Garatéa-L Entra Finalmente em Fase de Qualificação Junto da a AEB Para Assim Integrar as Missões Brasileiras no Programa Artemis.

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Recebi agora a pouco o release abaixo do Eng. Lucas Fonseca informando que finalmente a Missão Lunar Brasileira GARATEA-L entrou em Fase de Qualificação Junto à Agência Espacial de Brinquedo (AEB) para assim integrar as Missões Brasileiras no Programa Artemis na NASA.
 
Parabenizamos desde já ao Eng. Lucas Fonseca da startup 'Airvantis', o Instituto Garatéa, a Aliança de Startups Espaciais Brasileira (ASB) e a todas as instituições públicas que estarão envolvidas direta ou indiretamente com este fantástico Projeto Lunar Brasileiro.
 
Neste momento o BS se junta a um grande grupo de entusiastas desta missão e ficaremos na torcida para que esse piada espacial venha de verdade cumprir a sua parte.
 
Avante GARATÉA-L!
 
Brazilian Space
 
Garatéa-L Entra em Fase de Qualificação Junto da a AEB Para Integrar as Missões Brasileiras na Artemis.
 
12/12/2023

Concepção artística da Sonda Espacial Lunar Brasileira Garatéa-L.

A Missão Garatéa-L, a primeira proposta brasileira de uma missão lunar, está em sua fase final de qualificação pelo ProSAME – o Procedimento para Seleção de Missão Espaciais da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
A proposta foi formalmente enviada para a AEB no dia 7 de novembro, e descreve o plano de desenvolvimento do projeto que contempla uma participação público-privado para realização de uma missão lunar brasileira dentro do escopo de atividades da Artemis.
 
Tendo como proponente a Aliança de Startups Espaciais Brasileira (ASB) e o Instituto Garatéa, a missão pretende enviar um Cubesat para órbita lunar, na tentativa de testar uma cultura de bactérias que sobrevivem em ambientes extremos. A ideia é entender os mecanismos de defesa das bactérias que permitem que sobrevivam em ambientes extraterrestres, servindo de modelo para aplicações futuras. 
 
Além da missão científica, a Garatéa-L pretende buscar um modelo de participação que une a iniciativa privada com a instituição pública, de tal forma que tornem possível contemplar missões futuras com uma maior sustentabilidade econômica. A missão vem testando modelos de captação financeira junto de diversos atores, pavimentando um caminho com viés mais comercial para integrar o país no modelo econômico do NewSpace.
 
Modelo interno da Sonda Espacial Lunar Brasileira Garatéa-L.

A missão Garatéa-L foi inicialmente apresentada em 2015 pela startup espacial brasileira Airvantis, sendo a primeira tentativa brasileira para executar uma missão lunar. A Airvantis, que hoje integra a ASB como uma das entidades fundadoras da associação, acredita que uma missão lunar de baixo-custo pode colocar o Brasil na rota da nova economia espacial, alçando voos que poderão posicionar o Brasil no despertar de uma economia lunar. 
 
Além da Garatéa-L, a Missão SelenITA – que pretende realizar uma missão de clima espacial em órbita lunar – já passou pela fase de qualificação com sucesso. Em paralelo, a Embrapa vem desenvolvendo um projeto que contempla o plantio de culturas na Lua. Sendo assim, o Brasil avança com 3 projetos para integrar as atividades Artemis, dando continuidade no acordo assinado com o EUA em 2020.

Comentários

Postar um comentário