INPE e DLR Juntos na 'Missão Espacial Alemã CO2Image', Será Mesmo? Hummmmmmm

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Lembram-se da notícia publicada pelo site do MCTI na semana passado (05/12) e postada aqui no BS (veja aqui) destacando que o Dr. Clezio De Nardin, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), havia assinado um Memorando de Entendimento (MoU) com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR)? Pois então, logo no dia seguinte (06/12) o próprio site do INPE publicou uma nota esclarecendo melhor toda essa história. Pelo visto amigos e amigas a ideia inicial será participar da ‘Missão Alemã CO2Image (Missão de Monitoramento de Gases do Efeito Estufa)’ fornecendo a Plataforma Multi Missão (PMM) para satélites da Classe 100 (P100) para assim acomodar a carga útil desta missão, e caso não haja compatibilidade tecnológica (vale lembrar que essa plataforma ainda não foi desenvolvida) a alternativa seria usar a já desenvolvida e testada em voo PMM do Satélite Amazônia-1. Entenda melhor essa história pela nota abaixo.
 
Pois é entusiasta do BS, é preciso lembrar que esse documento é ainda um Memorando de Entendimento (MoU) e pode no final acabar em pizza. Segundo a nota, esse MoU ainda precisará ser chancelado pelo Lula e o Primeiro Ministro da Alemanha. Caso isso aconteça e a opção de uso seja a PMM já testada, às chances aumentam um pouco, mas se a escolhida for essa (P100), da forma morosa de desenvolvimento que costumam levar as empresas dessa vergonhosa ‘Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)’ (as que certamente serão escolhidas) essa coisa pode levar mais de uma década ou até duas. Fica a pergunta, os alemães esperarão? Sinceramente, eu pago para vê, melhor dizendo, o Prof. Rui Botelho paga para vê, pois não estarei vivo até lá.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
Assinatura da Carta de Intenções entre o INPE e o DLR
 
Publicado em 06/12/2023 - 10h03
Atualizado em 06/12/2023 - 10h06
Créditos: Serviço de Relações Institucionais (SEREL), Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE) e Coordenação-Geral de Ciências da Terra (CGCT). 
Via: Site do INPE - https://www.gov.br/inpe
 
Clezio Marcos De Nardin, diretor do INPE e Prof. Dr.-Ing Anke Kaysser-Pyzala, Presidente do Conselho Executivo do DLR, na assinatura da Carta de Intenções firmada entre o INPE e o DLR.

A partir da visita da delegação do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 4 de outubro de 2023, com a presença da Dra. Anke Pagels-Kerp, representante do Conselho do Espaço do DLR, foi acordado que ambas Instituições iriam enveredar esforços para a assinatura de uma Carta de Intenções. Esta carta foi assinada no dia 4 de dezembro de 2023, no Ministério da Economia e Ação Climática, em Berlim. Na ocasião da assinatura da Carta, o Diretor do INPE, Clezio De Nardin, estava acompanhado da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do Ministro da Economia, Fernando Haddad. Esta Carta entrará no rol de atividades previstas para serem desenvolvidas em conjunto entre o Brasil e a Alemanha, após ser chancelada pelo Presidente da República do Brasil e o Primeiro Ministro da Alemanha.
 
A cooperação entre o INPE e o DLR se dá em função da sinergia entre as pesquisas e os desenvolvimentos tecnológicos que ocorrem em ambas instituições. Do ponto de vista tecnológico, pelo lado brasileiro, se vislumbram duas alternativas que podem contribuir para o avanço desta cooperação. A primeira alternativa é o uso da Plataforma Multi Missão (PMM) para satélites da classe 100 (P100), que se apresenta como plataforma candidata para acomodar o módulo de carga útil a ser provido pelo DLR. Para tal, serão realizados estudos mais detalhados para se comprovar a compatibilidade da P100 com a “Missão CO2Image” (acrônimo para a missão de monitoramento de gases do efeito estufa). Caso a P100 não seja compatível, o INPE tem a alternativa de utilizar a PMM, que já é provada em voo, e que certamente tem capacidade de atender os requisitos da missão. Além do inerente desenvolvimento tecnológico, com esta cooperação é esperado significativo fomento para a indústria nacional, pois seja com o desenvolvimento da P100 ou com a utilização da PMM, seguramente aumentarão as demandas para as empresas brasileiras que atuam no segmento espacial.
 
Clezio Marcos De Nardin, diretor do INPE e Prof. Dr.-Ing Anke Kaysser-Pyzala, Presidente do Conselho Executivo do DLR, na assinatura da Carta de Intenções firmada entre o INPE e o DLR.

Vários estudos indicam que a combinação sinérgica das alterações climáticas resultantes do aquecimento global e o desmatamento podem levar a impactos importantes que aumentam consideravelmente a vulnerabilidade dos biomas, especialmente das florestas tropicais. Assim, torna-se cada vez mais importante monitorar e aprimorar os conhecimentos científicos sobre as mudanças na biomassa e estrutura dos biomas, com base em estudos científicos capazes de fornecer informações críticas para a tomada de decisões relativas à conservação florestal, planejamento, estimativa de emissões de carbono e outros gases de efeito estufa, bem como mecanismos para apoiar a redução das emissões desses gases. Sendo assim, a “Missão CO2Image” irá permitir a detecção e quantificação de emissões antropogênicas de dióxido de carbono e metano oriundas de fontes pontuais. Esta Missão irá permitir avanços significativos ao monitoramento de biomas realizado pelo INPE através do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas (PAMZ+).
 
Após a solenidade de assinatura da Carta de Intenções, o Diretor do INPE também fez uma visita ao Instituto de Sistemas de Sensores Ópticos do DLR, em Berlim. Este Instituto se concentra na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de sensores ópticos ativos e passivos que operam nas faixas espectrais de UV, visível, infravermelho e THz. Os instrumentos são aplicados em pesquisas espaciais e exploração espacial, a bordo de plataformas orbitais e em sistemas robóticos. O Instituto participa na análise científica dos dados obtidos com esses sistemas, incluindo observação da Terra, robótica, pesquisa planetária, transporte e segurança. O desenvolvimento de algoritmos orientados para sensores para processamento de informações estabelece a base para sistemas ópticos de sensores autônomos. 
 
Assista ao vídeo do momento de assinatura da Carta de Intenções aqui. 

Comentários

  1. https://m.youtube.com/watch?v=d8lSWwEPm2A
    Parece que o VLM saiu da avibras e foi parar nas mãos da akaer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TomkA!

      Na verdade infelizmente o nosso amigo Caiafa misturou as bolas. O que o consórcio liderado pela AKAER e o consórcio liderado pela CENIC venceram foi o 'Edital da FINEP' relacionado com o 'Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP)' e não o Projeto do VLM-1/VS-50, este está ligado a um acordo internacional entre o IAE e o DLR alemão. Este projeto está praticamente morto. Em breve falaremos sobre isso, tá ok? Fiquem atentos!

      Excluir

Postar um comentário