Brasil Assina Mais um 'MoU', Agora Com a Alemanha, Visando o Desenvolvimento Conjunto de Satélite Baseado na Plataforma Multimissão Para o Monitoramento das Emissões de Gases do Efeito Estufa Pelos Biomas Brasileiros

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma curiosa nota postada ontem (05/12) no site oficial do ‘Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)’, destacando que Brasil e Alemanha assinaram ontem dia 04/12 um Memorando de Entendimento (MoU) para a realização de uma missão satelital conjunta entre o INPE e o DLR (Centro Aeroespacial Alemão) tendo como objetivo o monitoramento das emissões de gases do efeito estufa pelos biomas brasileiros. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos e amigas do BS, aparentemente o MISTER MOU da AEB não participou desta iniciativa (ficou de fora, kkkkkk), e sim o Dr. Clézio de Nardin, este um profissional que merece todo nosso respeito diante do que tem feito apesar de tudo, e que sinceramente esperamos não tenha entrando em mais um jogo de cena protagonizado por esses energúmenos. Vamos aguardar os acontecimentos.
 
Brazilian Space
 
Ciência e Tecnologia 
 
Brasil e Alemanha Pretendem Monitorar Emissões de Gases Por Satélite
 
Acordo prevê missão conjunta do Inpe e do Centro Aeroespacial Alemão. Em Berlim, ministra Luciana Santos também renovou a cooperação científica com os alemães para pesquisas sobre clima na Amazônia
 
Publicado em 05/12/2023 - 08h04
 

Brasil e Alemanha deram o primeiro passo para a realização de uma missão conjunta para o monitoramento de emissões de gases do efeito estufa por satélite. Um memorando de entendimento assinado nesta segunda-feira (04) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) prevê o uso de sensores para monitorar as emissões de gases pelos biomas brasileiros – uma iniciativa inédita. A parceria prevê a utilização da Plataforma Multimissão, desenvolvida pelo INPE.
 
“Essa colaboração tende a crescer ao longo dos anos também com novos satélites”, disse o diretor do Inpe, Clézio de Nardin, que assinou o acordo no Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha, com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
 
Segundo o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio, além do desenvolvimento de novos satélites, a parceria com os alemães prevê o embarque de sensores em futuras missões. “Essa parceria não apenas complementa o trabalho já desenvolvido pelo Inpe no monitoramento dos biomas brasileiros, mas também vai na direção de explorar o monitoramento das emissões dos biomas brasileiros. Esse é o principal ponto da colaboração. Hoje, nós fazemos o imageamento, ou seja, os satélites são ópticos, portanto nós monitoramos o desmatamento, as queimadas. Mas a partir dessa colaboração, nós começaremos a ter a capacidade de monitorar também as emissões de gases do efeito estufa dos biomas brasileiros”, explicou.
 
Torre Alta da Amazônia
 
Durante missão oficial em Berlim, a ministra Luciana Santos assinou instrumento de cooperação com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa que renova a parceria científica no âmbito do Observatório de Torre Alta da Amazônia – ATTO. De acordo com o coordenador-geral de Ciência do Clima do MCTI, Marcio Rojas, a renovação da cooperação entre Brasil e Alemanha tem “importância imensa” uma vez que a Torre Atto permite a realização de estudos sobre as relações entre a atmosfera e o bioma amazônico.
 
A ATTO é uma estrutura de 325 metros de altura localizada no Amazonas, equipada com sensores que permitem a análise profunda do ecossistema amazônico e a geração de dados para os modelos climáticos que envolvem a floresta. As pesquisas buscam responder como o bioma amazônico está reagindo a uma atmosfera em constante mudança por conta das alterações climáticas, além de investigar a emissão de gases pela floresta e a composição da atmosfera.
 
“Renovando essa cooperação, vamos ter condições de gerar ainda mais conhecimento científico relevante nesse contexto de mudança climática”, ressaltou.
 
“Brasil e Alemanha têm tido papel de liderança global no que se refere à pauta da sustentabilidade. Nossa parceria no âmbito da Torre ATTO vem fornecendo importantes dados relativos ao clima na floresta tropical úmida, que são fundamentais para ampliar o conhecimento nesse campo. Esperamos fortalecer ainda mais nossa cooperação”, afirmou a ministra Luciana Santos.

Comentários

  1. Na República Federativa do Brasil.

    O atual Ilustríssimo, o excelentíssimo Dr. Mister MoU, que foi nomeado Presidente da "AEB", lamentavelmente não esteve presente neste evento, no qual será registrado no Guinness World Records books! Está tal autarquia vai GANHAR o SELO do Guinness World Records books de assinatura de "MoU", não sabem fazer outra coisa...

    CHEGA DE MENTIRA "AEB"!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário