Mídia Estatal Iraniana Anuncia Que Seu País Lançou ao Espaço, Nesta Quarta-Feira (06/12), Uma Cápsula Transportando Animais Vivos Abordo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi postado ontem (07/12) no site Olhar Digital a notícia de que segundo a mídia estatal iraniana o país enviou nesta quarta-feira (6) uma cápsula transportando animais vivos ao espaço. O lançamento teria ocorrido através do Foguete Salman e fez parte do esforço do Irã para impulsionar o seu programa espacial, visando assim enviar missões com astronautas ao espaço até o final de 2029. Entenda melhor essa história pela matéria a baixo.
 
Bom leitor, não temos certeza se os iranianos estão dizendo a verdade, mas caso estejam, vale lembrar aqui que, na República da Bananas poderíamos ter feito isso em 1958, antes mesmo da Criação oficial do PEB (1961), se não fosse a inveja e egocentricidade de maus brasileiros (militares superiores do exercito) que nunca fizeram nada pelo país, mas que resolveram impedir que um coronel (Coronel Lage) colocasse o Brasil na corrida espacial naquela época. Pergunto aos entusiastas do BS, algo mudou? Na verdade mudou sim e pra muito pior.
 
ESSA É UMA HISTÓRIA QUE JAMAIS PODE SER ESQUECIDA
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Irã Diz Ter Lançado Cápsula Com Animais Vivos ao Espaço
 
Lançamento faz parte dos esforços do Irã para impulsionar seu programa espacial e enviar astronautas ao espaço até o final de 2029
 
Por Alessandro Di Lorenzo
Editado por Bruno Capozzi
07/12/2023 - 13h21
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: divulgação/Ministério da Defesa do Irã

A mídia estatal iraniana anunciou que o país enviou uma cápsula transportando animais vivos ao espaço. O lançamento do foguete Salman aconteceu nesta quarta-feira (6) e faz parte dos esforços do Irã para impulsionar seu programa espacial e enviar missões com astronautas ao espaço até o final de 2029.
 
Lançamento Foi Comemorado Pelo Governo do Irã 
 
* De acordo com a mídia estatal iraniana, a cápsula lançada ao espaço pesa 500 kg.
 
* Ela foi encomendada pela Agência Espacial Iraniana e desenvolvida pela divisão aeroespacial do Ministério da Ciência, Pesquisa e Tecnologia do país.
 
* Já o foguete foi construído pela ala aeroespacial do Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã.
 
* O ministro das Telecomunicações do país, Eisa Zarepour, comemorou o lançamento.
 
* No entanto, nenhum representante do governo informou quais animais estavam a bordo da cápsula.
 
* Hossein Dalirian, porta-voz da agência espacial iraniana, compartilhou um vídeo do lançamento no X, antigo Twitter.
 


Programa Espacial Iraniano 
 
Atualmente, o Irã só é capaz de lançar pequenos satélites para a órbita baixa da Terra. Para enviar missões tripuladas ao espaço, o país precisaria desenvolver veículos de lançamento muito maiores e mais confiáveis, além de uma cápsula de tripulação, sistemas de suporte à vida, tecnologia de reentrada, sistemas de paraquedas e muito mais.
 
Autoridades internacionais, especialmente do Ocidente, acreditam que os iranianos dificilmente conseguirão avançar com seu programa espacial em razão das sanções aplicadas pelos Estados Unidos. No entanto, a recente aproximação com a Rússia, inclusive com a assinatura de acordos envolvendo novos satélites, podem mudar este cenário.
 
Lembrando que o Irã já afirmou, em 2013, que enviou macacos ao espaço em voos suborbitais, quando o veículo pode chegar a cerca de 100 km de altitude, região que marca o início do espaço. No entanto, essas alegações foram contestadas por especialistas e países do Ocidente. As informações são da Space.com.

Comentários