A 'Agência Espacial Italiana (ASI)' e a Empresa 'Thales Alenia Space' Se Uniram Para o Desenvolvimento de Um Projeto de Habitat de Propósitos Múltiplos na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicado ontem (30/11) no site ‘Canaltech’ a notícia destacando que através de um novo contrato a Agência Espacial Italiana (ASI) e a empresa Thales Alenia Space se uniram para trabalharem no projeto de um habitat de propósitos múltiplos na Lua, que poderá se tornar o primeiro posto permanente da humanidade em nosso satélite natural. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Bem amigos e amigas, primeiramente até onde eu sei a Thales Alenia Space nunca foi uma startup (me ajude Canaltech). Notem também que mesmo com a inércia da ESA, a Itália e França não querem ficar de fora dessa nova corrida lunar.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Startup da França Revela Conceito de Habitat Para Construção na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
30 de Novembro de 2023 às 12h14
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA

Mais um projeto de habitat lunar está em desenvolvimento. Através de um novo contrato, a Agência Espacial Italiana se uniu à startup Thales Alenia Space para trabalharem no projeto de um habitat de propósitos múltiplos na Lua, que pode se tornar o primeiro posto permanente da humanidade em nosso satélite natural.
 
No comunicado que divulga a parceria, a empresa explica que o “MPH [sigla de habitat de propósitos múltiplos] vai marcar um avanço histórico, como o primeiro módulo italiano de habitação operando na superfície lunar”.
 
A empresa não deu detalhes sobre o projeto do habitat, mas as imagens com as representações dele sugerem que vai ter formato cilíndrico. O futuro habitat deve ser alimentado por painéis solares, e vai ter pernas articuladas para evitar que se movimente.
 
(Imagem: Reprodução/Thales Alenia Space )
Representação do habitat lunar da Thales Alenia Space.
 
O MPH já passou pela Análise de Iniciação de Elemento, da NASA. Segundo a Thales, a avaliação mostrou funcionalidades críticas do módulo para a arquitetura do programa Artemis, da NASA, criado para estabelecer a presença humana permanente e sustentável na Lua. Depois, as instalações criadas podem servir como um trampolim para missões a destinos ainda mais distantes, como Marte.
 
Agora, a próxima etapa é a finalização da Análise de Conceito da Missão, que vai ser conduzida para alinhar os requisitos do projeto com aqueles exigidos pela agência espacial norte-americana. Esta fase deve ser concluída no início do ano que vem.
 
Vale lembrar que a Agência Espacial Europeia selecionou a Thales Alenia Space em 2022 para trabalhar em um equipamento experimental para extrair oxigênio da superfície da Lua. As amostras obtidas do nosso satélite natural mostram que o regolito lunar tem até 45% de oxigênio, ligado a compostos que formam minerais e vidro.

Comentários