JAXA Japonesa Anuncia Data da Tentativa de Pouso de Seu 'Lander SLIM' na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada ontem (06/12) no site ‘Canaltech’ uma notícia destacando que a JAXA japonesa anunciou que o seu ‘Lander SLIM’ deverá pousar na superfície da Lua em 18 de janeiro de 2024, às 12h no horário de Brasília. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Avante Lander SLIM!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Japão Anuncia Data Para Pouso do Lander SLIM na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
06 de Dezembro de 2023 às 16h43
Fonte: JAXA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: JAXA

O lander SLIM, do Japão, já tem data para pousar na Lua. Em um comunicado publicado nesta terça-feira (5), a agência espacial japonesa JAXA anunciou que seu módulo de pouso deve descer à superfície lunar em 18 de janeiro, às 12h no horário de Brasília.
 
Lançado em setembro junto do telescópio espacial XRISM, da NASA, o lander SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) deve entrar na órbita lunar em 25 de dezembro. Depois, ele vai passar cerca de um mês se preparando para o tão aguardado pouso em uma encosta da cratera Shioli. Trata-se de uma cratera de impacto que mede 300 m de largura e fica em Mare Nectaris, no lado da Lua que vemos da Terra.
 
O SLIM deve iniciar a descida à superfície lunar 20 minutos antes do horário estimado para pousar; se for necessário adiar o procedimento, haver outra oportunidade em fevereiro. Segundo a JAXA, o objetivo é que ele consiga pousar com precisão de menos de 100 metros, algo sem precedentes em um mundo com gravidade como a da Lua.
 
(Imagem: Domínio público)
Cratera Shioli; o lander SLIM vai tentar pousar em uma de suas encostas.
 
O objetivo principal da missão é mostrar que a tecnologia do SLIM vai permitir que pouse na Lua com precisão nunca vista antes. Até então, somente a União Soviética, os Estados Unidos, a China e a Índia conseguiram pousar suas espaçonaves em nosso satélite natural.
 
Assim, se tudo der certo e o SLIM descer em segurança, ele vai liberar duas pequenas sondas por lá. Elas vão tirar fotos do local, ajudando a equipe da missão a monitorar a situação do lander e permitindo comunicação com a Terra.
 
Esta não é a primeira vez que o Japão tenta pousar uma espaçonave na Lua. No início do ano, o país enviou seu lander Hakuto-R ao nosso satélite natural para tentar descê-lo à superfície, mas isso não aconteceu: seu sistema foi confundido pela borda de uma cratera, e como resultado, ele se chocou com a superfície.

Comentários

  1. No país chamado JAPÃO no qual tem uma Agência de VERDADE cuja o nome é Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA).

    Uma nação que é seria, tem GESTÃO, INVESTIMENTO E PLANEAMENTO NO SETOR AEROESPACIAL, EDUCAIONAL E SOCIAL, envolvendo a sociedade japonesa.

    Parabéns Japão (JAXA).

    #EuApoioJAXA

    ResponderExcluir

Postar um comentário