Brasil Está Participando da Criação do Maior 'Mapa 3D do Universo'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi postada uma nota ontem (15/12) no site Olhar Digital destacando que o Brasil participa da criação do Maior Mapa 3D do Universo, e convidando a todos para assistirem o Programa Olhar Espacial que foi apresentado na noite de ontem (15), quando o astrônomo Marcelo Zurita recebeu o físico Raul Abramo (professor titular no Instituto de Física da USP), que está envolvido nessa fantástica iniciativa. Dê uma conferida, os links estão abaixo
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Brasil Participa da Criação do Maior Mapa 3D do Universo; Saiba Tudo no Olhar Espacial
 
O maior mapa 3D do cosmos, com centenas de milhões de galáxias, conta com a participação do Brasil; entenda no Olhar Espacial desta noite
 
Por Flavia Correia
15/12/2023 - 09h05
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Imagem meramente ilustrativa representando um mapa tridimensional do Universo.
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um projeto desenvolvido pelo Brasil e pela Espanha vai observar milhares de graus quadrados do céu visível a partir da serra de Javalambre, em Aragón, na Espanha, e mapear centenas de milhões de galáxias e estrelas. O objetivo é aumentar a nossa compreensão sobre o Universo – em particular da natureza da energia escura.
 
O Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ) já começou a coletar os primeiros dados do Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS).
 
Sobre o J-PAS: 
 
* No total, são mais de 250 pesquisadores de 18 países, liderados por Espanha e Brasil;
 
* O J-PAS fornecerá um mapeamento tridimensional de grande porte e sem precedentes do Universo nesta década com o JST250, um telescópio de grande campo de visão;
 
* O telescópio cobre uma área celeste equivalente aproximadamente a 20 luas cheias;
 
* A câmera panorâmica JPCam, que contém mais de 1,2 bilhão de pixels, é atualmente a segunda maior câmera astronômica do mundo, formada por um mosaico de 14 detectores CCDs de 9.200 por 9.200 pixels cada um, sendo efetivamente os maiores CCDs do mundo.
 
Ficou curioso para saber mais sobre esse projeto tão incrível que tem participação ativa do Brasil? Então, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (15), que recebe o físico Raul Abramo, graduado pela Universidade de São Paulo e Ph.D. pela Brown University, nos EUA. Atualmente, ele é professor titular no Instituto de Física da USP.
 
Crédito: Arquivo pessoal
O físico Raul Abramo é o convidado desta sexta-feira (15) do Programa Olhar Espacial.
 
Embora tenha iniciado a carreira em cosmologia teórica, no momento, Abramo trabalha em cosmologia observacional, estando muito envolvido com levantamentos de galáxias e quasares, em particular o experimento J-PAS. Seu principal interesse é testar a cosmologia e a teoria da gravidade por meio de mapas tridimensionais do universo.
 
Como Assistir ao Programa Olhar Espacial 
 
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Comentários