A Mídia Estatal Chinesa 'Xinhua' Anunciou Que o 'Avião Espacial Experimental Reutilizável da China' Foi Lançado Pela 'Terceira Vez' Nesta Quinta-Feira (14)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada ontem (14/12) no site ‘Canaltech’ a notícia de que segundo a Mídia Estatal Chinesa Xinhua, o Avião Espacial Experimental Reutilizável  da China foi lançado pela terceira vez nesta quinta-feira (14), porem não deu detalhes sobre a missão e a carga útil lançada. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Não entendi muito bem porque a autora usou fotos do avião espacial estadunidense na matéria, pois apesar de não haver fotos deste avião espacial chinês na net, existem sim imagens que poderiam ser usadas, como por exemplo, esta abaixo. Enfim...

 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
China Lança Seu Avião Reutilizável Pela 3ª Vez em Missão Discreta
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
14 de Dezembro de 2023 às 16h25
Fonte: Xinhua
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Boeing/US Space Force

O avião espacial da China foi ao espaço novamente. Segundo informações da mídia estatal chinesa Xinhua, a espaçonave experimental foi lançada pela terceira vez nesta quinta-feira (14), sem maiores detalhes sobre a missão e a carga útil lançada.
 
A espaçonave foi ao espaço com um foguete Long March 2F, lançado do Centro de Lançamentos Jiuquan, no Deserto de Gobi. Não há informações sobre o horário em que o veículo deixou a plataforma.
 
De acordo com informações da Xinhua, “o avião espacial vai operar em órbita por um período de tempo” antes de retornar ao local de pouso desejado na China. Durante a missão, vão ser realizados experimentos científicos e verificações de tecnologias reutilizáveis.
 
(Imagem: Domínio Público)
Não há fotos do avião espacial da China, mas ele pode ser parecido com o Boeing X-37B, dos Estados Unidos.
 
Esta não é a primeira vez que o avião misterioso vai ao espaço — sua primeira e segunda missão foram lançadas em 2020 e 2022, respectivamente. Já o terceiro e mais recente voo ocorre sete meses após a última missão do veículo, quando passou mais de 200 dias no espaço.
 
O menor tempo entra a nova missão e a anterior sugere que a Corporação de Tecnologia e Ciência Aeroespacial da China (CASC) avançou o trabalho de reusabilidade da espaçonave. É possível que o voo mais recente seja focado no desenvolvimento dos recursos do avião, já que os demais levaram satélites ao espaço.

Comentários