Palestra do Projeto COBRUF na UNIPAMPA Gera Grandes Resultados

Olá leitor!

Recebi uma solicitação do estudante de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do ABC (UFABC), Emersson Nascimento, para que divulgássemos no Blog o release abaixo, o que fazemos com grande prazer e esperança de que a iniciativa (Projeto COBRUF) desses jovens venha de fato colaborar com o Programa Espacial Brasileiro em médio e longo prazo, e principalmente ajudar a mudar a mentalidade política reinante no Brasil na questão espacial. Entretanto, sugiro aos seus idealizadores que tenham muito cuidado com a 'ponga', pois esses energúmenos não valem nada.

Duda Falcão

Palestra do Projeto COBRUF na
UNIPAMPA Gera Grandes Resultados

No período de 24 a 26 de julho de 2014, o Coordenador Geral do Projeto COBRUF, Emersson Nascimento, esteve na UNIPAMPA, campus Bagé, em Bagé-RS, a convite do Grupo de Missilismo da UNIPAMPA e com apoio do projeto Feira de Ciências da UNIPAMPA-Bagé, para colaborar no incentivo à prática acadêmica de atividades aeroespaciais na região e demonstrar o potencial de transformação tecnológica que o foguetemodelismo universitário pode proporcionar ao Brasil.

Cerca de 80 pessoas, entre alunos e professores de diversos cursos da universidade, participaram da apresentação.

Na palestra foram construídos fortes argumentos para que a prática de foguetemodelismo fosse incentivada e apoiada pelos alunos e professores da UNIPAMPA, conforme a metodologia de excelência internacional promovida pelo Projeto COBRUF para o desenvolvimento estudantil de tecnologia aeroespacial, focada em planejamento operacional, segurança preventiva, integração tecnológica e excelência técnica.

Na manhã seguinte, uma reunião técnica foi realizada entre integrantes do GMU - Nicolas Duarte, Gabriel Ladeia, Marcos Barreto e Kaynan Maresch - alguns de seus coordenadores - Prof. Edson Kakuno e Prof. Gerson Nunes - e o Coordenador do Projeto COBRUF. Dúvidas foram tiradas e um planejamento para futuras atividades do GMU, visando consolidarem a prática de atividades aeroespaciais no campus, foi estabelecido.

Como resultado desta visita, vários professores declararam apoio à prática de foguetemodelismo na UNIPAMPA com a maturidade metodológica promovida pelo Projeto COBRUF, dentre eles destacam-se os coordenadores do Grupo de Missilismo da UNIPAMPA, o Prof. Pedro Dorneles, Coordenador do curso de Lic. em Física e colaborador do GMU, e o Prof. Paulo Duarte, Coordenador Acadêmico do campus e Diretor em exercício.

Houve uma excelente recepção ao Projeto COBRUF e obtivemos a geração de real interesse de alunos de diversos cursos pelo setor aeroespacial brasileiro. Com a conversa após a palestra, o evento que deveria durar 45 minutos, estendeu-se para cerca de 2 horas.

O Projeto COBRUF tem contribuído significativamente para a consolidação do Grupo de Missilismo da UNIPAMPA.

Para colaborar, curtam as páginas: 

- Projeto COBRUF: http://www.facebook.com/Cobruf

Emersson Nascimento
Coordenador Geral do Projeto COBRUF

Fotos do evento:

Emersson Nascimento, Coordenador Geral do Projeto COBRUF,
apresentando as vantagens do formato internacionalmente inédito
de competição universitária projetado para a I Cobruf.
Participantes da reunião técnica realizada entre integrantes e
e o Coordenador Geral do Projeto COBRUF.
Foto com os 7 membros do Grupo de Missilismo da Unipampa,
seu orientador - Prof. Edson Kanuno - e o Coordenador Geral
do projeto COBRUF - Emersson Nascimento. Na foto, da
esquerda para a direita: Guilherme Brinker Willrich,
Prof. Edson Kanuno, Kaynan Maresch, Felipe Fernandes
Corrêa, Emersson Nascimento, Marcos Barreto Mendonça,
Duarte Nicolas, Vinícius Turchetti e Gabriel Ladeia Costa.


Fonte: Coordenação Geral do Projeto COBRUF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial