Câmara Homenageia o Cientista Mario Schenberg

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena nota postada ontem (04/07) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, destacando que a Câmara Federal homenageou o físico brasileiro Mario Schenberg.

Duda Falcão

Notícias

Câmara Homenageia o
Cientista Mario Schenberg

Sessão solene foi em homenagem ao centenário do cientista

Ascom SBPC
04/07/2014

Os participantes lembraram que Mario Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 - São Paulo, 10 de novembro de 1990), viveu uma vida intensa, de atuação marcante nas décadas de grande efervescência cultural no Brasil, dos anos trinta aos anos setenta, atuando diretamente na ciência, formação de cientistas e instituições, na política, na promoção e interpretação das artes e de artistas. Professor Catedrático da Universidade de São Paulo (USP), desde 1944, estabeleceu a prática da física teórica e matemática no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Entre os presentes na sessão solene estavam José Leonardo Ferreira, professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), que foi representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a SBF, Ana Clara Guerrini Schenberg, professora da USP e filha do homenageado, e Adalberto Fazzio, diretor do Instituto de Física da USP e ex-presidente da SBF.


Fonte: Jornal da Ciência de 04/07/2014

Comentário: Homenagem mais que merecida, já que o Mario Schenberg foi um dos maiores físicos que esse pais já produziu, um grande brasileiro e não é por acaso que o único "Detector de Ondas Gravitacionais" do país, talvez da América Latina e um dos poucos no mundo, localizado no Instituto de Física da USP (veja aqui e aqui) foi nomeado com o seu nome. Vale lembrar que o Prof. José Leonardo Ferreira da UnB citado na nota é o líder do 'Grupo de Propulsão a Plasma (Iônica)" desta universidade, e o responsável (até onde eu penso saber) pelo desenvolvimento de um dos futuros motores iônicos que irão impulsionar a sonda espacial da Missão ASTER em direção ao asteroide triplo 2001-SN263. Isto é, se realmente este projeto vier a sair do papel. Em resumo leitor, como eu sempre digo, nada ocorre por acaso.

Comentários

  1. " Homenagem além das orbitas Quânticas"

    O CEFAB faz também uma homenagem ao grande cientista Maro Schenberg. Convém lembrar que realizou grandes avanços para tecnologia.
    Seus trabalhos científicos produzidos entre 1936 e 1946 foram reunidos no primeiro volume do livro Obra científica de Mário Schönberg, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo, sob a organização de Amélia Hamburger.23 Esse livro foi agraciado com o Prêmio Jabuti em 2010 na categoria de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes