IAE Realiza Ensaio de Queima em Banco de Provas do Motor S30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que foi realizado com sucesso no dia 15/07 o Ensaio de Queima em Banco de Provas do Propulsor S30 (Operação Acapú).

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaio de Queima em
Banco de Provas do Motor S30

Publicada em 17/07/2014 08:30
Atualizada em 17/07/2014 08:32

Neste dia 15 de julho às 11h00 foi realizado, com sucesso, na Usina Cel Abner do IAE a queima em banco de provas do propulsor S30, denominada “Operação Acapú”. Este propulsor foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para ser o primeiro estágio do veículo de sondagem VS-30, além de ser o segundo estágio do veículo de sondagem VSB-30.

A Operação Acapú teve como objetivo a medição dos parâmetros de empuxo e pressão do propulsor e avaliar: o desempenho da tubeira, confeccionada com grafite adquirido de novo fornecedor; a temperatura das principais partes metálicas do propulsor e o comportamento dinâmico do propulsor durante o ensaio de queima. Estas medições foram executadas utilizando dois sistemas distintos de aquisição de dados, telemetria e solo, totalizando 46 canais de medição.

Nesta Operação foram envolvidos direta e indiretamente mais de 60 servidores do IAE, assim distribuídos DIR-IAE, SESP-PE, SESP-GQ, CS-STR, ADA, AEL, AQI, AME, ACA, APE-X, SAR, DS, PCI e AIE. O ensaio foi assistido por 32 convidados do IAE.

Observação preliminar dos resultados das medições realizadas, indica que os objetivos da Operação foram alcançados.

Veja as fotos do ensaio.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Caro leitor, esta é uma grande notícia para o Programa Espacial Brasileiro, já que com o sucesso desta operação esta nova configuração do motor S30 está qualificada para voo, e com isso as missões dos foguetes brasileiros na Europa e a importantíssima e desejada “Operação Raposa” não terão mais empecilhos técnicos para serem realizadas. Uma vez mais o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o DCTA/IAE pelo sucesso alcançado.

Comentários

  1. Que grande notícia Duda. Espero que a operação ocorra mesmo em agosto como você já havia mencionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!

      Na realidade não há mais motivo para que não aconteça. Entretanto a campanha está prevista para ser iniciada na primeira quinzena de Agosto, mas o lançamento só deve ocorrer mesmo no início de setembro, tá ok? Vamos torcer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial