Ministro Prestigiará Aniversário do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participará da comemoração dos 53 anos do INPE.

Duda Falcão

Ministro Prestigia Aniversário do INPE

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2014

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participará da comemoração dos 53 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Conduzida pelo diretor Leonel Perondi, a solenidade será às 16h30 desta quinta-feira (7/8) no auditório Fernando de Mendonça, na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Servidores do INPE serão homenageados durante o evento, que contará com a presença de autoridades da região, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), cientistas e representantes de empresas do setor espacial.

A criação do INPE, em agosto de 1961, marca o início das atividades espaciais no Brasil. Hoje o Instituto é referência nas áreas de meteorologia e mudanças climáticas, observação da Terra, ciências espaciais e atmosféricas e engenharia espacial. Presta serviços operacionais de previsão do tempo e clima, monitoramento do desmatamento da Amazônia Legal, rastreio e controle de satélites, medidas de queimadas, raios e poluição do ar, além de realizar testes e ensaios industriais de alta qualidade, entre outras atividades de pesquisa básica e aplicada.

Referência Nacional

O INPE é o principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País. Tem como missão produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre.

Um de seus principais programas é o CBERS (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), cujo quinto satélite tem previsão de lançamento para dezembro de 2014. O CBERS popularizou o uso de imagens orbitais no País e seus dados são fundamentais para monitorar o meio ambiente, avaliar desmatamentos, áreas agrícolas e o desenvolvimento urbano.

Além da série CBERS, o INPE trabalha no desenvolvimento de satélites baseados na Plataforma Multimissão (PMM), totalmente nacional, como o satélite de sensoriamento remoto Amazônia-1.

O INPE mantém, desde 1993, o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais, operado por dois satélites em órbita equatorial – o SCD-1 e o SCD-2, os primeiros produzidos inteiramente no país. O sistema conta com centenas de plataformas de coleta de dados (PCD) espalhadas pelo território nacional.

O Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES) é considerado o maior programa de acompanhamento de florestas do mundo, por cobrir 4 milhões de quilômetros quadrados todos os anos. Seu resultado revela a taxa anual do desmatamento raso, quando todo o conjunto de árvores de floresta é retirado. Com base nas imagens de satélites, o INPE mantém ainda o sistema chamado Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), uma importante ferramenta de suporte à fiscalização.

O INPE realiza, também, o Monitoramento de Focos de Calor, cujos dados, em tempo real, sobre as queimadas no Brasil e nos países da América do Sul estão disponíveis na internet.

Mantém atividades associadas à área espacial que desenvolvem pesquisas pura e aplicada, visando o domínio de tecnologias de ponta e de interesse estratégico às atividades espaciais nas áreas de sensores e materiais, física de plasma, computação científica e modelagem matemática.

Outra atividade importante do instituto é a recepção, gravação, produção e disseminação de dados de satélites nacionais e estrangeiros, com o objetivo de assegurar à comunidade o acesso aos dados e imagens de satélites ambientais e de observação da Terra.

O INPE disponibiliza gratuitamente, pela internet, as imagens de seus satélites e assim beneficia áreas como saúde, segurança pública, gerenciamento de desastres naturais, entre outras.

A infraestrutura em supercomputação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) figura entre as melhores do mundo. As informações sobre tempo e clima colaboram para o desenvolvimento econômico e social, pois as previsões nesta área são importantes para a evolução do agronegócio e para o planejamento energético nacional.

O estabelecimento e a manutenção das competências científico-tecnológicas são apoiados pelo programa de pós-graduação realizado pelo INPE desde o final da década de 1960. Outra característica que fortalece o instituto é o relacionamento com outras organizações para o intercâmbio científico e tecnológico, acesso e fornecimento de dados e desenvolvimento de serviços, tecnologias e sistemas espaciais.

O INPE conta com dois laboratórios e um centro operacional: o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP).

O LIT equipara-se aos melhores laboratórios do gênero no mundo, sendo o único em sua categoria no Hemisfério Sul. Inaugurado em 1987, o laboratório realiza uma grande gama de testes, integração e montagem de modelos de satélites, subsistemas e componentes espaciais. Especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, o LIT atua também na qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade, em setores diversos como telecomunicações, automotivo, informática e médico-hospitalar.

Presente em todas as regiões do Brasil, o INPE tem sua sede em São José dos Campos (SP). Possui centros regionais em Belém (PA), Natal (RN) e Santa Maria (RS), além de unidades em Cuiabá (MT) e Cachoeira Paulista (SP).


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários

  1. A leitura atenta e detalhada dessa notícia dá bem a dimensão do descaso de todos com o nosso moribundo PEB.

    Começando pelo contexto, onde um programa espacial que não realiza quase nada, resta apenas criar esse "eventos comemorativos", que seriam até compreensíveis se fossem para comemorar mais uma década de atividades, mas qual o motivo de comemorar todo ano?

    Depois o título: então a presença de um representante desse "governo" que afunda o PEB cada vez mais é motivo de "prestígio" para a instituição?

    E para comemorar os 53 anos (continuo sem entender isso de comemorar todo ano) do INPE e homenagens aos seus "servidores", são convidados representantes de outras instituições para "engrossar" o público, como AEB, DCTA, cientistas e empresas, esses últimos cujo mercado de trabalho se fecha a cada dia...

    Prossegue falando do "principal programa" do INPE, o CBERS, que a essa altura é obsoleto e parece ser mantido apenas para fins de propaganda política (quando funciona).

    Mais adiante além de transcrever um texto enorme sobre o objetivo primário do INPE no que diz respeito a monitoração de clima, tempo, queimadas e outros eventos desse tipo.

    Ainda ressaltam a existência dos laboratórios CRC, LIT e LCP, que custaram um bom dinheiro retirado dos nossos impostos e estão lá parados a várias décadas sem ter o que fazer (não numa escala razoável que justifique o investimento). se deteriorando.

    Seria engraçado se não fosse triste.

    Podem entrar nos sites dessas instituições e contar a quantidade de eventos desse tipo que são anunciados em relação aos anúncios específicos de foguetes e satélites efetivamente lançados.

    Para mim, fica a impressão de que todas essas instituições existem para realizar esse "eventos".

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário