EUA Se Interessam em Reforçar Parceria Espacial Com o Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que em visita de cortesia a sede da Agência em Brasília, a Conselheira de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Mary Townswick, manifestou o interesse de seu país em reforçar a parceria espacial com o Brasil.

Duda Falcão

EUA Se Interessam em Reforçar
Parceria Espacial Com o Brasil

Foto: Valdivino Jr/AEB
A Conselheira norte-americana foi recebida pelo Chefe
da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.

Brasília, 1º de agosto de 2014 – Os Estados Unidos se interessam por estabelecer parcerias de maior envergadura no setor aeroespacial com o Brasil. O assunto foi a tônica da visita de cortesia que a Conselheira de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Mary Townswick, fez na terça-feira (29/7) a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mary também disse haver intenção por parte de seu país em receber mais bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial), uma vez que as universidades norte-americanas são as mais procuradas pelos estudantes que se inscrevem no programa governamental de formação de recursos humanos qualificado.

O chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Monserrat Filho, que recebeu a Conselheira, disse que há intenção da Agência em retomar as negociações sobre um acordo na área espacial cujas conversações se iniciaram no início do ano. Existe ainda o interesse da AEB em voltar a analisar projetos de satélites para a área de meio ambiente.

No encontro a Conselheira esteve acompanhada dos assessores Aaron Pratt e Maria Teresa Shlondeman da sua divisão na Embaixada.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Ora leitor, mesmo reconhecendo que pelo menos neste contato com a conselheira americana o Brasil foi representado por um dos poucos profissionais competentes e preparados de nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB), talvez o maior conhecedor de direto espacial deste país, e que uma parceria ampla com os americanos (desde que realizada com lisura, sabedoria e competência) poderia trazer reais benefícios ao nosso país, vamos falar sério e voltar a nossa realidade.  Leitor, enquanto houver no poder de nosso país políticos e gente como DILMA ROUSSEFF, o humorista LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, ITAMAR FRANCO, FERNANDO COLLOR DE MELLO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ROBERTO AMARAL, CELSO AMORIM, o MENESTREL ALUIZIO MERCADANTE, o SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES, o MINISTRO PAULO BERNARDO, entre tantos outros, não há como conduzir com lisura e competência um programa espacial no Brasil. Os americanos sabem disso, e portanto, qualquer iniciativa como esta é preciso ser olhada com muito cuidado e com a natural desconfiança.

Comentários