Telescópio Espacial Hubble Captura Impressionate Imagem da Galáxia Espiral NGC 6956

Olá leitores e leitoras do BS!
 
O BS deseja a todos os nossos entusiastas um Feliz Ano Novo. Segue agora uma notícia postada ontem (03/01) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o Telescópio Espacial Hubble tirou foto de uma impressionante Galáxia Espiral, galáxia esta localizada a 214 milhões de anos-luz da Terra. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Impressionante Galáxia Espiral é Observada Pelo Hubble
 
O Telescópio Espacial Hubble capturou a galáxia NGC 6956, um exemplo quase perfeito do que é uma galáxia espiral barrada
 
Por Mateus Dias
Editado por Flavia Correia
03/01/2023 - 10h11
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Uma nova imagem da galáxia NGC 6956 foi feita pelo aclamado Telescópio Espacial Hubble. Localizada a 214 milhões de anos-luz da Terra, ela é um exemplo quase perfeito do que é uma galáxia barrada. Além de ostentar uma indiscutível beleza, essa galáxia também pode ajudar os pesquisadores a medirem a expansão do universo.
 
(NASA/Catholic Universidade da América)
Nova foto feita pelo Telescópio Espacial Hubble da galáxia NGC 6956. Imagem: NASA, ESA e D. Jones (Universidade da Califórnia – Santa Cruz); Processamento: Gladys Kober.
 
As galáxias barradas são as mais comuns do universo, compreendendo cerca de 70% de todas as galáxias. Eles são uma das classificações das galáxias espirais, só que em vez de seus braços saírem diretamente do núcleo galáctico, eles saem de um estrutura reta, semelhante a uma barra, que passa pelo núcleo.
 
Essas estruturas lineares que atravessam o centro galáctico geralmente são mais comuns em galáxias com núcleo ativo. Nas galáxias barradas, o núcleo, um buraco negro, se alimenta de gás e poeira que chegam até ele através dessa barra. No entanto, à medida que a matéria é direcionada para o centro, a barra vai se desestabilizando, e a galáxia começa a se parecer mais com as espirais normais. 
 
Sobre a Galáxia NGC 6956 
 
Segundo a NASA, a imagem de NGC 6956 foi feita para os cientistas estudarem as estrelas variáveis ​​ceifadas dessa galáxia. Estrelas variáveis são aquelas que mudam o seu brilho de alguma forma quando observadas da Terra. As variáveis ceifadas são estrelas de 500 a 300 mil vezes mais luminosas que o Sol, que têm ciclos de luminosidade em um curto período de tempo e seguem um padrão.
 
A variação de brilho dessas estrelas é justamente o que permite aos astrônomos estimar a distância delas até a Terra. Essa é uma das poucas maneiras que os pesquisadores usam para calcular a distância de objetos galácticos, outra delas é a rapidez com que uma supernova escurece.
 
Na galáxia NGC 6956, uma supernova produto de uma anã branca pode ser observada. A explosão é resultado de uma acreção de matéria de uma estrela companheira. Essas medições da distância de objetos que estão longe da Terra ajuda os pesquisadores a entender a taxa de expansão do universo atual.

Comentários