Equipe 'Breakthrough Listen' do 'SARAO' Dá Inicio a Maior Busca Já Feita Por Sinais de Vida Extraterrestre

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma interessantíssima notícia postada hoje (06/01), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que começou esta semana o maior esforço já realizado para encontrar sinais de Vida Extraterrestre. Trata-se do esforço de astrônomos e engenheiros da equipe Breakthrough Listen’, coordenador pelo Observatório de Radioastronomia Sul-Africano (SARAO), que está usando o Radiotelescópio MeerKAT. 
 
Pois é amigos, sensacional, e o BS deseja desde já sucesso aos seus integrantes. 
 
Avante Equipe ‘Breakthrough Listen’ 
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO
 
Começa Maior Busca Já Feita Por Sinais de Vida Extraterrestre
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
06/01/2023
 
[Imagem: Danielle Futselaar/Breakthrough Listen/SARAO]
Impressão artística do telescópio MeerKAT, na África do Sul, escaneando o céu em busca de sinais de inteligência extraterrestre, representados pelos códigos binários.

Busca Por Tecnoassinaturas 
 
Começou a funcionar nesta semana o mais amplo esforço em busca por tecnoassinaturas, sinais emitidos por tecnologia desenvolvida por inteligências extraterrestres.
 
O esforço, coordenador pelo Observatório de Radioastronomia Sul-Africano (SARAO) está usando o radiotelescópio MeerKAT.
 
Os astrônomos e engenheiros da equipe Breakthrough Listen (Audição reveladora, em tradução livre) passaram os últimos três anos desenvolvendo e instalando a instrumentação digital mais poderosa já implantada para a busca de assinaturas tecnológicas.
 
A etapa mais importante consistiu em integrar o equipamento com os sistemas de controle e monitoramento do radiotelescópio, para que ele possa continuar operando normalmente em suas outras observações científicas. Assim, a busca por inteligência extraterrestre funcionará no esquema 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), analisando todos os sinais que as antenas captarem, sem qualquer prejuízo para as observações que os outros cientistas estiverem fazendo.
 
O novo hardware complementa as pesquisas também contínuas já feitas usando os observatórios Green Bank (GBT), nos EUA, Parkes, na Austrália, e vários outros telescópios ao redor do mundo. Contudo, enquanto os programas no GBT e no Parkes envolvem mover esses pratos de mais de mil toneladas para apontar para alvos específicos, o programa no MeerKAT não precisará mover as antenas mecanicamente.
 
"O MeerKAT consiste em 64 pratos, que podem ver de uma só vez uma área do céu 50 vezes maior do que o GBT consegue ver," explicou Andrew Siemion, coordenador do consórcio. "Um campo de visão tão grande normalmente contém muitas estrelas que são alvos de assinatura tecnológica interessantes. Nosso novo supercomputador nos permite combinar sinais dos 64 pratos para obter varreduras de alta resolução desses alvos com excelente sensibilidade, tudo sem impactar a pesquisa de outros astrônomos que estão usando a matriz," completou.
 
[Imagem: NASA/Jay Freidlander]
 
Alvos 
 
A capacidade de escanear 64 alvos simultaneamente dentro do campo de visão principal traz outro ganho essencial para buscas desse tipo: Eliminar sinais de interferência das tecnologias humanas, sobretudo dos satélites artificiais em órbita da Terra.
 
Um dos primeiros alvos a serem observados pela equipe será o sistema Alfa Centauro, que também é o objetivo de outro esforço, envolvendo enviar uma frota de naves espaciais em miniatura para este que é o sistema mais próximo de nós.
 
"Estou muito entusiasmado por poder realizar uma busca por assinaturas tecnológicas usando um dos telescópios mais sensíveis do mundo," comentou o Dr. Cherry Ng, membro da equipe. "Levaremos apenas dois anos para pesquisar mais de um milhão de estrelas próximas. O MeerKAT nos fornecerá a capacidade de detectar um transmissor semelhante aos feixes de rádio mais brilhantes da Terra a uma distância de 250 anos-luz em nosso modo de observação de rotina."
 
Este programa científico em busca de evidências de vida tecnológica no Universo planeja pesquisar um milhão de estrelas próximas, todo o plano galáctico e 100 galáxias próximas, em uma ampla gama de bandas de rádio e ópticas.

Comentários