AEB Anuncia o 'Formulário de Cadastro' Para os Interessados em Participar do '6º Anúncio de Oportunidade' da Agência

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia (17/01) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, informando a publicação do Formulário de Cadastro das propostas para os interessados em participar do 6º Anúncio de Oportunidade da Agência. Saibam mais pela nota abaixo. 
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Formulário Para Cadastrar Propostas no 6º Anúncio de Oportunidade já Está Disponível!
 
O Anúncio de Oportunidade é uma continuidade do Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira
 
Publicado em 17/01/2023 - 13h43
Atualizado em 17/01/2023 - 13h45
 

Publicado em 30 de dezembro de 2022, o 6º Anúncio de Oportunidade (6º AO) prevê a realização de um lançamento do veículo de sondagem VSB-30, carregando experimentos selecionados, em 2026.
 
Os experimentos deverão ser cadastrados por meio de formulário eletrônico já disponível no site da Agência Espacial Brasileira (AEB). Para acesso ao formulário, entre com sua conta do gov.br. Os interessados devem submeter suas propostas até dia 24 de fevereiro.
 
“Várias instituições nacionais voaram experimentos por meio do Programa de Microgravidade. Com a retomada do Programa, que teve seu último AO ativo em 2013, buscamos tornar mais acessível a utilização dos meios nacionais (veículo lançador, Plataforma Suborbital de Microgravidade e espaçoportos brasileiros) em prol das pesquisas científicas e do desenvolvimento tecnológico. Esse tipo de serviço é capaz de produzir resultados significativos para a sociedade, tais como a produção de novos fármacos e outros produtos avançados.”, ressalta Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.
 
Acesse aqui o Formulário.
 
Sobre o Programa Microgravidade 
 
O Programa Microgravidade foi criado em 1998, pela Resolução nº 36, do Conselho Superior da AEB, e pretende disponibilizar ambientes de imponderabilidade aparente, comumente chamado de microgravidade, à disposição da comunidade técnico-científica brasileira, provendo meios de acesso e suporte técnico e orçamentário para a viabilização de experimentos que necessitem desses ambientes.
 
A condução de experimentos num ambiente de microgravidade possibilita o melhor entendimento, e posterior aperfeiçoamento em solo, de processos físicos, químicos e biológicos. Por meio de voos em foguetes suborbitais nacionais é possível criar um ambiente de microgravidade por até seis minutos, tempo suficiente para serem observados, em análise posterior ao lançamento, os resultados sobre o desempenho dos experimentos embarcados.
 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários