Saibam Como Retornaram os 'Manequins' Eviados à Lua Pela 'Missão Artemis I'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma matéria postada ontem (20/01) no site ‘Olhar Digital’ tendo como destaque as condições em que retornaram da Lua os manequins da ‘Missão Artemis I’. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Veja Como os Manequins da Artemis 1 Voltaram do Espaço
 
Os 3 manequins que viajaram a bordo da Artemis 1 servirão para estudar a proteção da Orion a aceleração e exposição a radiação
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
20/01/2023 - 11h51
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A Artemis 1, primeira missão do projeto Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua foi lançada recentemente e seu primeiro voo serviu como forma de testar equipamento, entre eles a espaçonave Orion. Para isso, três manequins foram enviados junto com outras cargas úteis para a órbita lunar para testar se a espaçonave está pronta para ter humanos como tripulantes.
 
Os manequins receberam o nome de Campos, Helga e Zohar e chegaram de volta à Terra no dia 11 de dezembro, quando a Orion caiu na costa da Califórnia. Após isso, a espaçonave foi encaminhada para o Kennedy Space Center da NASA na Flórida.
 
Moonikin Campos foi retirado da Orion no dia 10 de janeiro e foi guardado em uma caixa que será enviada para Houston, Texas, no Johnson Space Center da NASA. Os outros manequins da Agência Espacial Alemã, Helga e Zohar, saíram da espaçonave no dia seguinte, 11 de janeiro.
 
(Créditos:  NASA/Cory Huston)
O manequim Moonikin Campo foi retirado da Orion e embalado para ser encaminhado para Houston.
 
Laboratório Para Missões Futuras 
 
Os manequins ajudarão os pesquisadores a descobrir se a espaçonave Orion é capaz de proteger os tripulantes da radiação e aceleração de uma viagem espacial para futuras missões à Lua, como a Artemis 2 em 2024.
 
O voo realizado pela Artemis 1, levou a Orion a uma região de alta radiação a cerca de 435 mil quilômetros da Terra. Esse ambiente radioativo só foi visitado anteriormente por humanos que estavam a bordo das missões Apollo que aconteceram entre 1960 e 1970. No entanto, a Orion foi ainda mais distante que o recorde de voo mais longe da Terra, que era da Apollo 13.
 
Para medir a radiação e os efeitos causados por ela, um dos manequins alemães, o Zohar, contava com um colete de proteção da radiação israelense StemRad, enquanto Helga viajou sem. Isso foi feito para que Helga fosse usada como controle para pedir a eficiência do colete.
 
(Crédito: NASA/Kim Shiflett)
Os manequins alemães mediram a radiação durante a missão da Artemis 1. Zohar [na frente] viajou com colete protetor enquanto Helga [atrás] servira de controle.
 
Já o manequim Campos, além de sensores duplos de radiação, também estava equipado com sensores de aceleração sob o assento e encosto da cabeça. Esses sensores oferecerão dados sobre a carga de gravidade de lançamento, pouso e outras etapas da viagem.
 
A Artemis 2 será lançada em 2024, e espera-se que a NASA anuncie no início desse ano, seus tripulantes, entre eles um canadense. A Artemis 3, que fará o primeiro pouso na Lua, está programada para acontecer em 2025 ou depois.

Comentários